Carlos Vergara apresenta a mostra “Natureza Inventada” no CCBB e Referência Galeria de Arte.

Felipe Scovino assina a curadoria.

Série Natureza Inventada (2018).

A mostra Natureza inventada de Carlos Vergara ganha duas partes com obras em desenho, acrílica sobre tela, monotipia, fotografia e escultura em aço inox. Na Referência Galeria de Arte as obras podem ser visitadas até 18 de maio e no Jardim do CCBB as esculturas em aço corten estão em exibição até 28 de junho. Felipe Scovino assina a curadoria.

Serie Bodoquena (2018).

Para a mostra que abre ao público na Referência serão apresentados 16 trabalhos em escultura, pintura, desenho, monotipia e fotografia, em diferentes tamanhos. Já no CCBB, Carlos Vergara apresentará cinco esculturas em aço corten de tamanhos variados, com alturas de até 2,5m. “As obras das séries “Bodoquena” e “Natureza Inventada”, em especial, refletem a proximidade plástica e conceitual das suas pinturas com o tridimensional. A origem das suas mais recentes esculturas, motivo de uma exposição no jardim do CCBB, está diretamente associada a um pensamento bidimensional”, afirma Felipe Scovino. Ele ressalta que estas nascem do plano e em particular pelo interesse que Vergara tem pela natureza. Os recortes no aço corten criam uma conexão quase que instantânea com caules. Suas estruturas vazadas criam um convívio harmônico entre obra, espectador e paisagem.

Série Natureza Inventada (2018).

Segundo Scovino, é importante ressaltar a forma como a representação da natureza e a sobreposição de camadas e vetores de distintos materiais nas pinturas e fotografias presentes na Referência criam uma intersecção de imagens que estão associadas às formas orgânicas e livres das esculturas instaladas no CCBB. “Essa atmosfera quase ‘líquida’ do seu trabalho – no sentido em que aparecem frequentemente o vazado, o translúcido, o nanquim que favorece o escorrimento da tinta pelo plano – é reflexo, suponho, da sua relação fértil e crítica com a natureza. Interessa a Vergara coletar ações e métodos, diria, biológicos e transpô-los, tão poeticamente quanto eles realmente são, para o mundo da arte”, completa.

Monotipia. Sem título (2015).

Natureza inventada – Carlos Vergara
Abertura e conversa com o artista e o curador: 13 de abril (sábado) às 16 horas
Referência Galeria de Arte (202 Norte Bloco B Loja 11, Subsolo)
(61) 3963-3501
Visitação: Até 18 de maio
De segunda a sexta, das 12h às 19h
Sábado, das 10h às 15h
Entrada franca
Classificação: Livre.

Série Coração (2017).

Jardim do CCBB Brasília
Abertura e conversa com o artista e o curador: 14 de abril (domingo) às 16 horas
Hall de entrada do Museu Banco do Brasil (SCES – Trecho 2 Trecho 02 Lote 22)
Visitação: Até 28 de junho
De terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca
Classificação: Livre.