Jovem de Expressão realiza na Ceilândia o CarnaFlow, bloco de carnaval alternativo

Divulgação.

No dia 18 de fevereiro o Jovem de Expressão coloca mais um bloco na rua na Praça do Cidadão (Ceilândia/DF). Às 10h, o Carna Kids se dedica à criançada, com brinquedos infláveis, apresentações circenses e muita diversão. A partir das 17h, a festa é para os jovens e adultos.

O CarnaFlow tem como objetivo descentralizar o Carnaval do Distrito Federal, mostrar que na periferia também tem folia e muita cultura. O evento tem a diversidade como carro chefe, sempre traz um mix de atrações que passeiam pela cultura underground e pelos ritmos populares elétricos do axé e do samba.

Trupe Por Um Fio.

Os foliões vão contar com um espaço para descanso e acolhimento, água e informações sobre uso de drogas. Além disso, o evento contará com a presença de uma equipe de agentes de redução de danos acompanhando o bloco. O objetivo é a segurança das pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas durante a folia, período em que o cuidado com a hidratação e outras medidas de redução de danos se tornam ainda mais importantes.

Todas as produções relacionadas ao Jovem de Expressão, tem como característica principal a participação de jovens formados pelo projeto para atuarem no mercado da cultura. No CarnaFlow não poderia ser diferente, toda equipe que atua, de forma remunerada no bloco, são jovens formados nas oficinas de produção cultural do Programa Jovem de Expressão.

BeatMilla.

Atrações artísticas:

Trupe Por um Fio: O grupo nasceu em 2009 da iniciativa de atores e artistas circenses de Planaltina/DF, com objetivo de unir linguagens como a dança, design, música e o teatro às técnicas de circo em equipamentos aéreos e no solo

BeatMilla: Beatmaker, DJ, baixista, produtora musical, sapatão não binário, gorda e preta. Seu set promete muito ragga, afrobeat, funk, dancehall, afro house, rap nacional, axé e pagodão baiano.

J4K3: Atriz, dançarina, DJ e produtora cultural da Ceilândia. J4K3 já tocou em vários rolês, como o Favela Sounds, Perde a Linha, Makossa, BUDX, UNDERBAILE, etc.

J4K3.

Laine D’Olinda: Criada no carnaval de Pernambuco, seus sets fazem um passeio bailante por todo Brasil, com músicas antigas e atuais, mesclando versões e remix especialmente de ritmos populares, como o coco, maracatu, carimbó, funk, samba, brega, forró, axé, além de ritmos latinos como cumbia, merengue e lambada.

The Beats On: A dupla The Beats On, composta por Israel Paixão e Rafael Nino. Os dois, além de animarem a festa com ótimas músicas, são coreógrafos e dançarinos e trazem para os sets muita dança e improviso.

Savana: Natural de Imperatriz-MA, Savana vive em Samambaia-DF desde 1990. Começou a tocar atendendo ao chamado das ruas e faz um giro por vertentes da música negra: RAP’s dos primórdios e da atualidade, passando por poderosos tunes do dancehall, sem jamais esquecer dos grooves fundamentais do funk, soul e disco music.

Realizado desde 2016, o CarnaFlow tem como proposta promover o compartilhamento de cultura, arte e lazer aliados à ressignificação dos lugares públicos, incentivando o protagonismo juvenil e a ocupação dos espaços de forma saudável. Além disso, o evento tem o compromisso de realizar um carnaval sem assédio, onde todas as mulheres e pessoas LGBTQIA+ sejam respeitadas durante a festa, que não sofram assédios, e que as brincadeiras não sejam motivos para machismo, racismo e homofobia.

Esse ano, o CarnaFlow conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal para sua realização.

Laine D’Olinda.

CarnaFlow
18 de fevereiro (sábado) das 10 às 22 horas
Endereço: EQNM 18/20, Praça do Cidadão em Ceilândia Norte.
Entrada franca.