O Carnaval da ocupação urbana.

Pelas vias de Brasília circulam ocupações que rendem diversão garantida há vários Carnavais. São festas que reafirmam a vocação bucólica e urbana da capital que ganha as ruas com muita espontaneidade. As avenidas e tesourinhas ficaram bem mais divertidas do que o tedioso túnel de carros na hora do rush. Bonito ver que muita gente capricha na fantasia e se joga nos blocos com liberdade.

Em 2015 surgem novidades como o bloco “Calango Careta”, que tal uma alegoria chinesa, interage com outros blocos até estrear na terça (16), na comercial da 408/409 norte. O bloco “Rejunte meu Bulcão” aterrisa por aqui em homenagem ao mestre Athos Bulcão, também na terça (16), na praça ao lado do Balaio Café. A Praça dos Prazeres inevitavelmente se tornou templo aberto para onde um séquito de foliões confluem neste Carnaval da livre ocupação. Um prenúncio do porvir.

O Acha Brasília sugere algumas das várias opções bacanas:

14 DE FEVEREIRO – SÁBADO

ANTIBLOCO #3 – PRAÇA DAS FONTES (PARQUE DA CIDADE) – 14 HORAS

ANTIBLOCO
O Soundsystem reúne o clã dos DJs do 5uinto em um evento gratuito. Em seu terceiro ano, o Antibloco migra do Setor Comercial Sul para o Parque da Cidade (Praça das Fontes) e ganha o que promete se tornar uma pista gigante. O line up traz 20 DJs que seguem em 12 horas de festa: ALAN BERGMANN, ALLAN VILLAR, AURÉLIO GUIMA (GO), COME AND HELL, CRAZY CAKE CREW, ELISIO ROMERO, FABIO MATAFORA, FOX GLOVE, HOPPER, LANCEE, LUIZ ROAR & MOZ, PAY MY BILLS, RENATO VERA e os VK REYZEK e GEVOUS.

BABYDOLL DE NYLON – 15 HORAS – PRAÇA DO CRUZEIRO (EIXO MONUMENTAL)

BABYDOLL DE NYLON

O Babydoll de Nylon surgiu bem pequeno em um balão perto da comercial da 201 sul, com um carro de som e vários boys vestidos de babydoll, que rebolavam ironicamente a cada repetida do hino-jingle do bloco surgido dentre publicitários. A brincadeira hoje reúne pencas de gente em torno do Cruzeiro ao lado do Memorial JK e promete gargalhadas diante de fantasias criativas.

15 DE FEVEREIRO – DOMINGO

BICIBLOCO – 9 HORAS – EIXÃO 115 NORTE

Foto: Letícia Verdi. Divulgação.
Fotos. Letícia Verdi. Divulgação.

O Bicicobloco surgiu como uma proposta lúdica que se alinha à mobilidade urbana ao convidar os brasilienses para um carnaval sobre bicicletas em pleno Eixo Monumental. Em 2015, a ideia que surgiu entre um grupo de amigos, ganha o impulso do Experimente Brasília. A ideia da bicicleta cresceu e o convite se abre para quem quiser ir de skate ou patins.

A trilha sonora vem de três bicicletas sonorizadas que embalam a festa com músicas africanas e latinas sob pitadas eletrônicas. O bloco se concentra às 9 horas no Eixão, 14/15 norte (Barraca do Experimente Brasília) e sai às 10 horas em direção ao Buraco do Tatu (próximo à Rodoviária do Plano Piloto).

BAILE DE CARNAVAL DO CONFRONTO SOUNDSYSTEM – 15 HORAS – PRAÇA DO TRABALHADOR (SETOR COMERCIAL SUL – METRÔ GALERIA DOS ESTADOS)

CSS

O Confronto Soundsystem foi uma das primeiras ações de ocupação urbana que tornaram o espaço público em uma pista de dança multiétnica. Um grupo de amantes do reggae, ragga, dub, música eletrônica e arte urbana mantém a chama em bailes memoráveis. O Baile de Carnaval do Confronto Soundsystem sacode o domingo, a partir de 15 horas, na Praça do Trabalhador.

BLOCO DA TESOURINHA – DE DOMINGO A TERÇA – 15 A 17 DE FEVEREIRO – 15 HORAS – PRAÇA CENTRAL DA 410 NORTE

Foto Renato Fino. Divulgação.

O Bloco da Tesourinha arrasta uma pequena multidão com apoteose na 410 norte A Banda de Pífanos Ventoinha de Canudo embala crianças e adultos, com participações especiais do Grupo PASSISTAS DE BRASÍLIA, sob o comando do mestre de frevo JORGE MARINO, Grupo de percussão BATUKEINJÉ, sob a batuta do mestre CÉLIO e Duo Alvenaria, com Mariano Toniatti e Ely Janoville.

16 DE FEVEREIRO – SEGUNDA

APARELHINHO – 15 HORAS – SETOR BANCÁRIO SUL

Divulgação.

A fantasia azul e laranja é o dress code do Aparelhinho, uma parafernália sonora criada pelo coletivo Criolina, que tem um fiel bloco que se diverte no Banks (Setor Bancário Sul), ao lado do Eixinho, a partir de 15 horas.

SEGURA O GRAVE AE! – 15 HORAS – ESTACIONAMENTO 11 (PARQUE DA CIDADE)

segura o grave ae

Os projetos, Parque Sonoro, Rockstep e Satélite 061 – 24h no ar se uniram em torno do bloco Segura o Grave, que prima pela Black Music, Bass Music, Breaks, Dub, Ragga e Hip Hop. O line Up tem Kaster, Lethal Breaks + MKM, Donna, Broken e Janna. Pede-se a doação de um quilo de alimento a ser revertido para ações sociais.

17 DE FEVEREIRO – TERÇA

BLOCO DO CALANGO CARETA + ESSA BOQUINHA EU JÁ BEIJEI – 15 ÀS 22 HORAS – CLN 408/409

CALANGO CARETA

A estreia de 2015 movimenta a rua da 408/9 Norte, palco de botecos e histórias inríveis que transcendem a boemia. O Calango Careta surge como lagarto serelepe que também vai transitar por outros blocos e festas, para fortalecer o movimento de ocupação cultural das ruas e canteiros de Brasília. O som fica a cargo do pessoal do Essa Boquinha Eu Já Beijei, Bailito Soundsystem, MC Carol Bitch (Sapabonde) e Pati Merenda. Vai rolar Food Trucks como o Chilli na Rua, RAF FOOD TRUCK, Belgrado Burger e Garapa Food Truck.

REJUNTA MEU BULCÃO – 16 ÀS 22 HORAS – BALAIO CAFÉ (CLN 201)

bloco rejunta meu bulcao

O bloco Rejunta Meu Bulcão foi idealizado no Rio de Janeiro em 2013 por brasilienses que lá moravam. Agora volta a se reunir para unir Carnaval e intervenções poéticas, protestos poéticos e brincadeiras pela cidade. A Praça dos Prazeres (ao lado do Balaio Café) recebe a turma na terça (17) às 18 horas.