CCBB tem dois dias de Carnaval com roda de samba, marchinhas tradicionais, frevo e maracatu.

11 e 12 de fevereiro.

Divulgação.

O CCBB se prepara para uma grande festa de carnaval nos dias 11 e 12 de fevereiro. O Carnaval Multicultural tem capacidade para receber até 7 mil foliões de todas as cores e idades. Pensando nas possibilidades de chuva ou sol intenso, foi criada uma área coberta.A festa vai contar com roda de samba, frevo, feijoada, cortejos e brincadeiras para a criançada. Marchinhas tradicionais de carnaval, frevo, maracatu e samba movem a trilha da folia. Ainda rola o Baby Baile de Carnaval, aulas de frevo e concurso de fantasias para as crianças. Intervenções de artistas de rua e decoração inspirada nos carnavais de diferentes regiões brasileiras colorem os dois dias da celebração de Momo.

As atrações confirmadas são o grupo Patubatê, show da bateria da escola de samba da ARUC, ambos em formato especial para conduzir alguns dos oito cortejos programados com samba no pé e muita ginga. Já o grupo brasiliense Maracalunga desfilará a força ancestral do maracatu num cortejo com as bonecas sagradas que remetem à tradição cultural do Cerrado. E a Adil Silva Big Band promete colocar todo mundo para dançar ao som do melhor do frevo.

Nanan Matos Por Patricia Soransso.

A novidade deste ano é a roda de samba tradicional que recepcionará os convidados, montada em área coberta no gramado perto do deck do hall do teatro. Especialmente criada para o evento, a roda reunirá alguns grandes nomes da música no Distrito Federal: Nãnan Matos (voz e percussão), Rodrigo Bezerra (guitarra e violão), Clara Nogueira (voz), Marcus Vinícius Magalhães (violão de 7 cordas), Pedro Vasconcellos (cavaco) e João Ramón (surdo e tantan), tendo como convidada especial Larissa Umaytá (pandeiro).

Serão dois dias inteiros de folia celebrada com pintura de rosto para as crianças e serpentina para os foliões entrarem na atmosfera lúdica do evento. Um parque de brinquedos infláveis e um concurso de fantasias vão agitar a festa mirim. Durante toda a tarde, na área externa próxima ao casulo, brincadeiras como bambolês, elásticos, malabares e pula corda também vão garantir a alegria da criançada.

A programação musical terá marchinhas tradicionais, frevos, maracatus e samba. Quatro grupos musicais da cidade serão responsáveis por oito cortejos. A apresentação da festa ficará a cargo do mestre mamulengueiro Chico Simões.

Jorge Marino.

Pioneiro do frevo no Distrito Federal, o ícone Jorge Marino promete ensinar os vibrantes passos do frevo, em aulas abertas acompanhado de passistas e da turma da Adil Silva Big Band. Criador do Grupo Folclórico Passistas de Brasília, Marino é hoje o principal nome do frevo na cidade. Já os cortejos de frevo ficam por conta da Adil Silva Big Band, liderada pelo reconhecido trombonista e arranjador Adil Silva.

Simultaneamente, durante todo o período da festa haverá intervenções artísticas da Cia Circênicos e de artistas de rua. Já a sonorização do evento, para os momentos de intervalo dos cortejos, ficará a cargo dos renomados DJs Barata, Karla Testa e Tamara Maravilha. Conhecidos por integrarem a trupe do Aparelhinho, bloco que anima o carnaval de rua de Brasília, os três vão embalar o line-up durante o evento inteiro, inclusive no baby baile.

O CCBB ainda convidou um conjunto dos melhores foodtrucks e bike foods da cidade para participarem do carnaval. Os foliões poderão saborear uma autêntica e completa feijoada como acompanhamento da roda de samba. Tudo ficará disponível numa área de alimentação coberta e confortável. Ainda estará montada uma área de descanso, no formato lounge, na área coberta do prédio.

Circênicos. Foto: Paula Carruba.

Programação geral:

11 e 12 de fevereiro (domingo e segunda)

11h – abertura com artistas de rua;

11h às 19h – brincadeiras infantis e baby baile (crianças até 3 anos);

11h40h – aula de frevo com a atração Jorge Marino e passistas;

12h – cortejo de frevo com a atração Adil Silva Big Band;

13h30 às 17h30 – roda de samba do CCBB;

14h – cortejo samba reggae com a atração Patubatê;

14h40 – aula de frevo com a atração Jorge Marino e passistas;

15h – cortejo de frevo com a atração Adil Silva Big Band;

16h – cortejo de samba reggae com a atração Patubatê;

17h – cortejo de maracatu com a atração Maracalunga;

17h30 – concurso de fantasias infantis;

18h – cortejo de escola de samba com a atração ARUC;

19h – cortejo de maracatu com a atração Maracalunga;

20h – cortejo da escola de samba da ARUC;

21h – encerramento

Patubatê. Foto: Joana França.

Serviço: Carnaval Multicultural
Data: 11 e 12 de fevereiro (domingo e segunda de Carnaval) de 11 às 21 horas
Local: CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2)
Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira)
www.eventim.com.br