Carnaval na Praça dos Prazeres abre os trabalhos neste domingo.

12, 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26, 27, 28 de fevereiro.

Emília Monteiro. Bloco Bora Coisar.

O início do Carnaval na Praça dos Prazeres está marcado para começar neste domingo, 12 de fevereiro, a partir das 16 horas, com o bloco Maria Vai Casoutras. O local vai receber mais onze blocos até o dia 28 deste mês. Passarão pela Praça os blocos Maria Vai Casoutras (12/02), Samba do peleja (18/02), Falta Pouco (19/02), Me Engole que Eu Sou Jiló (20/02), Bora pra Cuba e Bora Coisar com Emília Monteiro (23/02), Rejunta Meu Bulcão (24/02), Perseguidas (25/02), Do Prazer (26/02), Quadrado (27/02), Bloco Espírito Celta e Berro Do Ska Niemeyer (28/02).

A Praça dos Prazeres (201 norte) celebra onze anos de Carnaval em 2016. O espaço foi palco de muitos encontros inesquecíveis, paqueras inspiradoras, bandas divinais, danças mirabolantes, sessões de cinema emocionantes, crises de risos, drinks e croquetes. O Carnaval é de rua, afetuoso, comunitário, uma tradição recente na cidade. E faz parte do fenômeno de retomada de rua, pelo carnaval popular e pequenos blocos. Para 2017 já estão confirmados 12 blocos que brincarão a folia na Praça dos Prazeres, com acesso gratuito. Confira a programação:

MARIA VAI CASOUTRAS
Com repertório diversificado, que passeia por releituras de clássicos carnavalescos e som autoral, o grupo, formado por mulheres, desfila a marca da alegria característica da música brasileira nos mais variados ritmos, timbres e estilos.
Dia: 12 de fevereiro
Horário: Das 16h às 22h

SAMBA DO PELEJA
Da reunião de amigos, que levam seus instrumentos para tocar um sambinha animado, surgiu o Samba do Peleja. E neste ano de 2017 comemoram 10 anos deste encontro, que hoje, além de animarem festas e reuniões animadas, são um Bloco de Rua que celebra a felicidade e as formas mais plurais de democracia e da amizade. A versatilidade deste coletivo, tem como características levadas lúdicas de sambas que passeiam por vertentes variadas e extenso repertório.
Dia: 18 de fevereiro
Horário: das 14h às 2hAM

FALTA POUCO
Fundado em 2011, o Falta Pouco se embriaga de festas consagradas como as do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Surgiu como ponto de encontro e folia entre amigos. Mais um brinde ao pré-carnaval com a chegada do reinado de Momo trazendo o espírito da paz e alegria dos carnavais antigos. A banda, responsável pela agitação, é formada por músicos de diversos grupos de samba da cidade como Adoraroda, Candanguero, Carnavália, Sambassim, Ensaio Geral e Filhos de Dona Maria. O repertório, festivo e extenso, exibe clássicos do samba, frevo, maracatu, marchinha e maxixes.
Dia 19 de fevereiro
Horário: das 14h às 2hAM

ME ENGOLE QUE EU SOU JILÓ
Os cults, vidrados e apaixonados pela sétima arte, tem no “Engole que eu sou Jiló” uma noitada de folia para botar na Rua, no caso – a Tesourinha da 201 Norte, suas fantasias cinéfilas. Iniciativa dos criadores do Cineclube Jiló na Guela, o Bloco surgiu há três anos, quando estreou com o enredo “Solta a Claquete”. Para este ano, só indo ao Bloco para conhecer o novo sambinha, que certamente vai combinar referências à produção cinematográfica, o samba e as desventuras da vida cultural e noturna brasiliense.
Dia: 20 de fevereiro
Horário: das 19h às 2hAM

BORA PRA CUBA
O melhor da música e da cultura Cubana. Fantasias, brincadeiras e muita dança para carnavalizar nossas raízes latinas e nossa irmandade com o paraíso caribenho. Comidas e bebidas típicas de Cuba serão vendidas a preços especiais. O Bloco nasce da fluidez e convergência da comunidade latina do DF em união com artistas, boêmios e carnavalescos. A música ao vivo é da banda Sabor de Cuba e tem ainda o DJ Caju Clash para agitar a folia.
Dia: 23 de fevereiro
Horário: das 17h às 21h

BORA COISAR com EMÍLIA MONTEIRO
A invasão de ritmos quentes do norte brasileiro e do Caribe, Bora Coisar é o primeiro Bloco de Carnaval Amazônico de Brasília, onde a alegria é sensualizar, aguçar sentidos na pegada das guitarradas, no calor do calypso, na irreverência do treme e ainda muito Marabaixo, Batuque, Carimbó, Zouk e outros. Bora Coisar é comandado pela compositora e cantora Emília Monteiro, uma genuína representante da cultura do Norte do nosso Brasil que realiza um trabalho independente e vem despontando no cenário local e já alçou voos por outras regiões do país, com bem-sucedidas passagens pelo carnaval recifense, fechando o Galo da Madrugada, e por baladas em São Paulo.
Dia: 23 de fevereiro
Horário: das 21h às 2hAM

REJUNTA MEU BULCÃO
Athos Bulcão era apaixonado por Carnaval e, como Brasília é apaixonada por sua arte, um grupo de brasilienses criou o bloco festejar esses amores – por Brasília; e pela arte do artista que emoldura monumentos da capital federal. Idealizado no Rio de Janeiro por saudosos brasilienses que lá moravam, o bloco desembarcou em Brasília em 2015 desfilando muita alegria, poesia e samba no pé. Em 2016, um concurso de fantasias inspiradas em Athos, premiou as melhores com mimos oferecidos pela Fundação Athos Bulcão, uma importante parceira deste bloco. Em 2017, os foliões do Rejunta meu Bulcão colocam o bloco na rua de forma sustentável, amorosa e colaborativa, por meio de uma “vaquinha”, para confecção de adereços inspirados na obra de Athos Bulcão a serem distribuídos gratuitamente no dia do bloco.
Dia: 24 de fevereiro
Horário: das 14h às 2hAM

PRESEGUIDAS
O bloco-protesto-festivo mais libertário e escandaloso da Capital Federal!. Martinha do Coco, Samba Flores e as Batuqueiras vão garantir a alegria das folionas e foliões. DJ Ju Pagul e convidadas seguram a pista do bloco mais feminista da capital. Explicitamente compromissado com a garantia dos direitos humanos, a Perseguidas é uma vadiação livre, que pretende unir a luta feminista à maior folia do planeta, com muito escracho, alegria e liberdade.
Dia: 25 de fevereiro
Horário: das 14h às 2hAM

DO PRAZER
Prazer para libertar os corações, representado toda a alegria e diversidade cultural com o novo balancê na discotecagem da DJ Karla Testa, bateria das Batuqueiras, show da banda Maria Sabina e a Pêia e muito mais. Sem desdém com nenhum ritmo brasileiro, a agitação vai ser uma peia de rock´n roll com baião, brega, forró, samba e tem pedrada de rock progressivo com maracatu. Chance de escancarar mensagens de afirmação da identidade brasileira, conscientização política e da necessidade de expansão da mente para valores transcendentais e espirituais de euforia, ansiedade e alegria, com espírito de rebeldia e ousadia da juventude.
Dia: 26 de fevereiro
Horário: das 14h às 2hAM

QUADRADO
O Bloco da música autoral do DF, uma iniciativa do Coletivo do Quadrado. Convite para se esbanjar com a qualidade da produção autora da nossa cidade. Um som que tem assinatura específica, identidade e sotaque, feito por gente artista e autônoma do Planalto Central. As presenças confirmadas são Litieh Martins, Wilson Bebel e Nãnan Matos.
Dia: 27 de fevereiro
Horário: das 14h às 2hAM

BLOCO ESPÍRITO CELTA e BERRO DO SKA NIEMEYER
Terça 28/02
Horário: das 16 às 24h ​

Maria Vai Casoutras.

Serviço: Carnaval na Praça dos Prazeres
Data: 12, 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26, 27, 28 de fevereiro
Local: Praça dos Prazeres (201 Norte)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.