Brasília e Nova Iorque se unem em exposição de Fernando Carpaneda.

Fotos: Renato Acha.

Renato Acha

A mostra Fernando Carpaneda – Arte de Brasília em Nova Iorque está em cartaz na Galeria Rubem Valentim, do Espaço Cultural Renato Russo até o dia 15 de agosto de 2012. São pinturas recentes de personagens que integram o universo do artista, repletos de memórias envoltas em molduras vintage, garimpadas em Nova Iorque, que ganham novos ares em personagens reais, com forte apelo visual.
A produtora Marta Carvalho sob o olhar de Carpaneda.

Na entrada há uma vitrine com três esculturas que mostram o lado mais conhecido de Carpaneda, com  obras de temática homoerótica, que também figuram em uma projeção na galeria. A mostra ainda reúne um painel de imagens de diversos companheiros do artista em sua bem sucedida carreira internacional. Ao fundo e como se lá estivesse presente e olhando a todos, há uma imagem de Carpaneda, criada por Rodrigo Melo.

 

O curador da exposição, Fábio Almeida Prado, dono da Galeria Almeida Prado, falou ao Acha Brasília:

“Já havia entrado em contato com o Fernando Carpaneda para fazer uma exposição também apresentar  as obras na Galeria Almeida Prado. Ele me pediu para escolher algumas obras no site dele, para que a  galeria realizasse uma exposição em Brasília, porque não havia ninguém que trabalhasse com ele aqui na cidade.

Neste intervalo ele foi selecionado para um projeto na Times Square, onde as imagens ficaram projetadas em telões de LED de 10 por 10 metros e três obras que ele me enviou para integrar a mostra de Brasília também participaram desta exposição. Daí ele me falou, Vamos fazer um link da exposição de Nova Iorque e Brasília.

Fábio Miranda de Almeida Prado.

Fui atrás de um espaço publico para realizar a exposição e conseguimos a 508. Ele ficou super feliz, porque já havia exposto aqui e a Johanne Madsen foi super receptiva. O que ele mandou foram mais os retratos e não esculturas homoeróticas, que são o forte de sua trajetória. Fizemos a exposição com as obras que ele mandou e um vídeo com algumas esculturas que virão para a galeria em Brasília. O livro, que ganha nova edição em breve, com mais fotos, vai estar a venda na galeria. Mas a melhor surpresa é que Carpaneda já comprou quinze caixas de acrílico para realizar uma mostra com quinze esculturas no ano que vem.”

Marly, Nelly, Fátima e Vânia Carpaneda.
Magno Assis e Adriana de Andrade.
Luíza Dourado e Ana Pieroni.
Haroldo de Almeida e Ricardo Gomes.

Serviço: Fernando Carpaneda – Arte de Brasília em Nova Iorque

Data: Até 15 de agosto de 2012 Abertura: 7 de julho (sábado) de 20:30 às 23:30

Local: Galeria Rubem Valentim (Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul)

Entrada Franca.

Informações: Galeria Almeida Prado (SCLN 405 – Bloco D – Loja 67)

(61) 8147-1545 / 3201-8147.