Carroça de Mamulengos celebra 40 anos com temporada na Caixa Cultural.

Até 22 de janeiro.

Fotos: Mauro Kuri. Divulgação.

A arte é caminho para a alegria, leveza e encantamento. E é percorrendo essa estrada que a Cia Carroça de Mamulengos tem formado a sua história. A família, que viaja o país com seus encantos, tem em sua bagagem mais de um milhão de quilômetros rodados, centenas de espetáculos, milhares de expectadores, dezenas de bonecos, oito filhos, duas netas, noras, genros e um ônibus. Em ininterrupta itinerância, o grupo bebe das fontes das nossas tradições populares, através de estudo, pesquisa e vivências com o nosso Brasil Profundo, lapidando uma linguagem e um modo de vida onde a arte é o centro. E além de se alimentar dessa cultura, a trupe também é fonte de cultura e brincadeira, sendo referência para diversos grupos e artistas da cidade, como mamulengos, palhaços, acrobatas e brincantes da cultura popular local, formando uma família ainda maior.

Para festejar essa jornada, nada melhor do que comemorar em casa, reunindo parceiros, amigos e a família, que são testemunhas dos 40 anos do grupo. Em janeiro de 2017, o Carroça estará em temporada na Caixa Cultural, com espetáculos e oficinas. Dos dias 13 a 15 de janeiro, o grupo irá se apresentar com o espetáculo Histórias de Teatro e Circo, às 19h na sexta, e 17h no sábado e domingo. E dos dias 20 a 22 de janeiro, a trupe leva ao público o espetáculo Pano de Roda, às 19h na sexta, e 17h no sábado e domingo.

Historias de Teatro e Circo é um espetáculo clássico da companhia, ele é a base por onde tudo até hoje vem sendo criado: os bonecos marcam a origem da entrada dos filhos em cena com a presença da burrinha Fumacinha, boneca que tem 30 anos e que foi feita para Maria (primogênita da familia) quando ela começou a andar. Todos os filhos passaram por essa boneca, que hoje está sendo brincada por Ana, filha de Maria, segunda neta da Familia Gomide. É um espetáculo carregado de historias reais e imaginarias que o publico Brasiliense conhece bem e compartilha de tais memorias. É um espetáculo musical, circense, inspirado nos reisados, nas folias, no teatro de bonecos usando uma linguagem que a companhia chama de cameloturgia, onde a comunicação é feita diretamente ao publico como se não houvesse limite entre palco e plateia.

Uma homenagem aos palhaços, mestres de hoje e sempre. Uma ode à sua arte, que com simplicidade, encanta plateias e semeia lembranças cultivadas por toda uma vida. Uma referência à sabedoria destes brincantes populares que influenciaram toda uma geração de artistas. O Pano de Roda está presente nos pequenos circos, que perambulam de cidade em cidade e, na falta de uma lona, delimitam seu espaço de apresentação com um cercado de chita ou outro tecido ordinário. Nestes circos, podem faltar acrobatas, equilibristas, cuspidores de fogo, bailarinas e malabaristas. Mas nunca um palhaço, que está sempre lá, aquecendo corações alheios. O espetáculo é fruto da memória da companhia: uma verdadeira colcha de retalhos costurada com lembranças, experiências, vivências e aprendizados colhidos ao longo dos anos.

A Cia Carroça de Mamulengos é uma trupe de Saltimbancos que há 40 anos percorre todo país apresentando nos mais variados espaços. É formada por uma família, mãe e oito filhos. Em seus espetáculos: bonecos gigantes, palhaços com perna de pau, mágica e canções são trançados com singularidade e singeleza. Ao longo de sua história, a Companhia vem lapidando uma linguagem estética singular e singela, mas ao mesmo tempo sofisticada e elaborada que une o popular e o erudito, de comunicação direta e afetiva com um público fiel. Com quatro décadas de estrada, a companhia vem trabalhando, em seu processo criativo e artístico, pela preservação das festas e folguedos brasileiros, apresentando espetáculos, autos e cortejos tradicionais em diversas regiões do país.

Serviço: 40 anos do Carroça de Mamulengos
Datas: 13 a 15 de janeiro – Histórias de Teatro e Circo, às 19h na sexta, e 17h no sábado e domingo.
20 a 22 de janeiro – Pano de Roda, às 19h na sexta, e 17h no sábado e domingo.
Local: Caixa Cultural (SBS Quadra 4 Lotes 3/4 edifício anexo à matriz da Caixa)
Bilheteria – (61) 3206-6456
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). Vendas a partir de 7 de janeiro
Classificação indicativa: Livre.