Mostra reúne cartas de Mário de Andrade.

CHAPEU-AZUL-TARSILA-DO-AMARALAnita Malfatti, La Chambre Bleue
A exposição Mário de Andrade – Cartas do Modernismo está em cartaz no Museu Nacional dos Correio até 4 de janeiro de 2015 e apresenta a correspondência de Mario de Andrade, reconhecida por seu expressivo volume e pela qualidade dos interlocutores envolvidos.Os mais importantes poetas, escritores, músicos, teóricos e artistas desse período trocavam cartas com ele. O estudo delas revela o ideário modernista do autor, que se constitui como tema central da exposição, mas apresenta também o lado humano das pessoas envolvidas, suas dores, amores, brigas, disputas, picuinhas e brincadeiras.A mostra reúne cartas, imagens, fotos e textos traçando um panorama da implantação e expansão do Modernismo no Brasil.

São apresentadas cartas trocadas entre Mário e Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Enrico Bianco, Cícero Dias e Victor Brecheret. O foco da exposição está nas Artes Plásticas e são apresentadas também cartas que se referem ao tema na correspondência com Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Henriqueta Lisboa.

Ao longo dos anos Mário de Andrade comprou e recebeu como presente muitas obras de arte, hoje abrigadas no IEB- Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Entre os trabalhos cedidos para a exposição estão: “As Margaridas de Mário” de Anita Malfatti, “Mulher” de Di Cavalcanti, desenhos e aquarelas de Cícero Dias, Ismael Nery, Portinari, Segall, Zina Aita e Augusto Rodrigues. O principal destaque são os dois retratos do escritor realizados por Portinari e Enrico Bianco. Pertencentes a outras coleções há as obras como a “Menina do Circo”, de Di Cavalcanti, e “O Violinista”, de Portinari.

Devido à sua fragilidade as cartas serão apresentada sob forma de fac-símile. Considerando também a dificuldade de compreensão da caligrafia antiga, parte delas foi transcrita e impressa para facilitar a leitura. Parte das cartas foi gravada pelo ator João Paulo Lorénzon, sendo este material apresentado em fones de ouvido. (O que estende a abrangência da mostra aos deficientes visuais). A exposição é complementada por uma cronologia de Mário de Andrade e um vídeo que contextualiza aquele período para o público, através de fotos de época. Há ainda uma instalação interativa que recompõe cartas de Mário de Andrade.
Ismael Nery, Homem e Mulher
Serviço: Mário de Andrade – Cartas do Modernismo
Data: Até 4 de janeiro de 2015.
Local: Museu Nacional dos Correios (Setor Comercial Sul, Quadra 04, Bloco “A”, Edifício Apolo, nº 256)
Visitação: terça a sexta, das 10 às 19 horas. Sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas
Entrada franca
Classificação etária: Livre
O Museu está próximo a estacionamento amplo, pouco utilizado após às 17h e em dias sem expediente comercial. Equipe de segurança bem treinada esta à disposição para recepcionar os visitantes. E na galeria, material impresso e monitores auxiliam os visitantes interessados em mais informações.

Fotos:
1 – “Chapeú Azul” de Tarsila do Amaral
2 – “La Chambre Bleue” de Anita Malfatti
3 – “Homem e Mulher” de Ismael Nery.