Cartazes Cubanos na Caixa

A partir do dia  04 de março a Galeria Vitrine da Caixa apresenta a exposição “Cartazes Cubanos – Um Olhar Sobre o Cinema Mundial”, mostra que reúne 120 cartazes produzidos por 15 artistas gráficos do ICAIC – Instituto Cubano de A rte e Indústria Cinematográfica. São trabalhos realizados no período que vai de 1962 até 1992.

Sob um signo inovador, os designers desafiaram a imaginação e o gosto do público ao alterar conscientemente a comunicação visual convencional. Esta ruptura não comportou somente a utilização de novos códigos, mas também a composição no espaço bidimensional. Modificaram a localização e a tipografia nos textos, incorporaram a técnica do papel recortado, abandonaram o recurso tradicional dos fotogramas e o desenho realista de rostos e cenas dos filmes. Por último, eliminaram as frases comerciais dentro do cartaz, limitando a informação para o público essencialmente ao título do filme e à ficha técnica mais importante.

No dia 04 de março, junto à abertura haverá uma mesa redonda com Sara Vega (ICAIC – especialista em cartazes cubanos de cinema), Rene Ascuy (professor e um dos artistas gráficos da exposição) e Alexandre Guedes, curador. Também será distribuído um catálogo com as principais obras selecionadas pela curadoria do projeto, contendo apresentação, texto explicativo e biografia de cada um dos artistas.

Paralelamente à exposição, o programa educativo da Caixa Cultural oferecerá oficinas de criação de cartazes e realizará agendamento para grupos. No dia 05 de março, das 09h às 19h, será oferecida ao público uma oficina de criação para cartazes de cinema com Rene Ascuy, na Sala Gente Arteiros. O público-alvo para esta oficina são estudantes universitários das áreas de artes visuais. As inscrições serão feitas pelo telefone 3206 9450.

Serviço:

Exposição “Cartazes Cubanos – Um Olhar Sobre o Cinema Mundial”

Caixa Cultural Brasília – Galeria Vitrine (SBS – Q. 4 – LT 3/4)

De 04 de março a 11 de abril de 2010
terça a domingo das 09h às 21 horas

Info – (61) 3206-9448

Entrada Franca

Classificação Etária Livre.