Casa Cor Brasília.

Espaço do Chef, por Walléria Teixeira. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.
Espaço do Chef, por Walléria Teixeira. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.

Mais uma edição da Casa Cor Brasília acontece de 1º de outubro a 18 de novembro em uma antiga construção no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), no mesmo local que abrigou a exposição no ano passado. Em 2014, a mostra conta com 45 ambientes, 72 profissionais participantes e área construída de 3 mil 449 m² e 3 mil 600 m² destinados à praça e aos jardins em um terreno de 7 mil m². São apartamentos, casas, lofts, studios e paisagismo, além de projetos comerciais como restaurante, café, consultório e lojas.

Organizada pelas empresárias Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá, a CASA COR Brasília 2014 evidencia a sofisticação e a criatividade do trabalho realizado pelos profissionais em 45 ambientes distribuídos em um área decorada de mais de 7 mil m². Livings, home theater, quartos, sala de jantar, adega, espaços gourmet, cozinhas, banheiros, lavabos, garagem, escritórios, jardins e restaurantes apresentam as últimas tendências em mobiliário, materiais, revestimentos, cores e texturas para as diversas maneiras e estilos de morar e trabalhar.

Bilheteria. Lounge BRB,  por Beta e Roberto Pollis. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.
Bilheteria. Lounge BRB, por Beta e Roberto Pollis. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.

Um dos atrativos desta 23ª edição são as propostas para casas, apartamentos, studios e lofts completos. Uma casa de campo de 260 m² assinada pelo Studio Denise Zuba, uma casa de dois pavimentos assinadas respectivamente pelos arquitetos Helaine Caloête (térreo mais área externa) e Moacir Melo (1º Pavimento), com 220 m² de área construída e um apartamento de 88 m² concebido pela Traço 3 Arquitetura para um jovem casal.

Lofts e studios ganharam destaque na mostra. Com 210 m², o Loft Lake de Miguel Gustavo tem espelho d’água e deck com lancha. O assinado por Ney Lima, com 170m², ganhou piscina e jardim vertical. O studio de Leo Romano, um dos mais renomados arquitetos da atualidade, foi criado para ser um refúgio do próprio profissional.

Loft do Chef, por May Moura. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.
Loft do Chef, por May Moura. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.

Alinhados com o conceito da mostra para este ano, os ambientes contam com produtos e técnicas com foco na arquitetura sustentável como o espaço em forma de caixa construído com MDF para abrigar uma exposição do mobiliário conceituado e premiado de Zanine Caldas e Zanini de Zanine, o Armazém do Artesanato (trabalhos com curadoria do Sebrae) – projeto da Casa Hum Arquitetura (Filipi Brito, Humberto Macêdo, Késsio Guerreiro e Lena Crus) – e a Loja Conceito de Flávio Werneck e Glory Barreto que apresenta piso e paredes de pneus reciclados.

Ambientado por Rachel Fechina, o Living de Contemplação é um módulo de acomodação/container em aço que apresenta uma nova proposta de construção ao gerar quase nenhum resíduo para a sua concepção. Pode ser transportado e anexado a vários outros de tamanhos diversos, de acordo com a necessidade do morador. Na CASA COR Brasília, ele se transformou em um espaço para relax. Outro destaque com foco na sustentabilidade são os ambientes (Camarim) com climatização por sistema que oferece programação automatizada inteligente com maior eficiência na redução dos gastos de energia, e que permite ajuste de umidificação em estações muito secas.

Jardim das Festas, por Mariana Pimentel e Carla Pimentel. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.
Jardim das Festas, por Marina Pimentel e Carla Pimentel. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.

Jardins com lagos artificiais garantem belos cenários à área externa. No Refúgio da Empresária, assinado pela Dupla Arquitetura (Marcio Corrêa e Cecília Wenerburg), a conexão com a natureza também se faz presente em um espaço totalmente circundado pelo verde. A cama utilizada é flutuante sobre um espelho d´água com peixes. Com o conceito de criar um oásis inspirado na beleza dos jardins de Bali, Indonésia, com o charme da Mata Atlântica, as paisagistas Carla e Marina Pimentel projetaram o Jardim das Festas com foco na importância da conservação das belezas naturais. Inspirado no Grande Hotel Cala Rossa, na França, onde os jantares são servidos todos os dias ao ar livre, com estruturas de madeira e árvores centenárias, o arquiteto Nil de Sousa concebeu a Praça da Casa Cor Brasília 2014. Destaque para o mobiliário e as luminárias criadas pelo profissional, quem chamam a atenção pela simplicidade com o uso do ferro. Já a dupla Cleber Depieri e Gabriel Domingues recriaram um lago natural na entrada, com o uso intenso de flores e plantas tropicais, como palmeiras e bromélias, para o Jardim da Casa.

Os visitantes da CASA COR Brasília poderão conferir objetos de design brasileiro e internacional, obras de arte e a mais moderna tecnologia em automação. Iluminação, persianas e sistemas de segurança acionados por tablets e smartphones estão presentes nos ambientes da mostra.

Refúgio da Empresaria. por Dupla Arquitetura. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.
Refúgio da Empresaria. por Dupla Arquitetura. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.

Como em todas as edições, a CASA COR Brasília 2014 é também um lugar de experimentar novos sabores e misturas inusitadas. Este ano a mostra dá lugar a dois ambientes para refeições. O Restaurante Piantella será transferido para a mostra de decoração enquanto são realizadas obras de reforma no tradicional endereço da 202 Sul. Outro espaço destinado à gastronomia é o Casa Café, que marca a estreia de Narciza Leão como chef. A dupla Genésio Maranhão e Marcos Queiroz assina o projeto do Restaurante, enquanto o Casa Café fica por conta de Andrea Fonseca.

O nome Piantella é conhecido na capital por ser opção preferencial de políticos e personalidades importantes do Distrito Federal. Com 34 anos de tradição, a cozinha da casa é comandada há 26 anos pelo chef Geraldo Pinto Maciel. Para a Casa Cor Brasília, o restaurante aliou ingredientes finos com sabores que são velhos conhecidos do público já cativo do restaurante. Quem for ao evento, poderá conferir a Bruschetta de picanha defumada com geleia de cebola e queijo, o Bacalhau grelhado com batata ao murro, o Camarão ao champanhe, o Cordeiro ao forno com risoto de ervas e o Filé a moscovita com batata Daphne. Outra opção que promete aguçar paladares dos convidados é o Filé la boheme com gratin de batatas e shitake. Destaque, também, para o Risoto de carne seca com banana da terra, para o Penne com lascas de bacalhau e brócolis e o Profiteroles de chocolate como sobremesa.

Restaurante, por Genésio Maranhão e Marcos Queiroz. Foto: Jomar Bragança .Divulgação.
Restaurante, por Genésio Maranhão e Marcos Queiroz. Foto: Jomar Bragança .Divulgação.

Já o Casa Café, comandado por Narciza Leão, servirá pratos rápidos e snacks. O cardápio foi criado especialmente para a Casa Cor Brasília, após uma pesquisa criteriosa dos melhores fornecedores locais, visando à qualidade dos ingredientes – todos frescos e orgânicos. Além dos salgados tradicionais, o local terá opções de saladas e pratos leves, como o rolinho de camembert com nozes e molho de Cranberries acompanhado de salada verde, um dos preferidos da chef. Um dos diferenciais do menu do Casa Café são as opções de doces e salgados sem glúten e sem lactose. As criações foram produzidas para agradar mesmo quem não possui qualquer restrição alimentar. Destaque, também, para as sobremesas com sugestões para harmonização com cafés. A marca escolheu os melhores blends para acompanhar cada opção.

Como é tradição da CASA COR Brasília, shows, eventos e workshops serão realizados durante os 49 dias de realização da mostra, entre eles uma edição pocket do Luxo de Festa, considerada uma das maiores e principais exposições do setor no País. Todas às quartas-feiras, o público poderá conferir as novidades para o mercado de festas e casamentos como decoração, gastronomia, beleza, além de desfiles assinados por marcas nacionais e internacionais. Às sextas-feiras serão reservadas às baladas, sempre a partir das 22h. É o Lounge Casa Cor. No dia 03, de outubro, a mostra recebe a festa Black Tie. Dias 19, 17 e 24 de outubro, as noites serão animadas por atrações da música eletrônica. O evento é uma parceria entre as produtoras GT10, Verri & Verri, Medley e R2.

Armazém do Artesanato, por Casa Hum Arquitetura. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.
Armazém do Artesanato, por Casa Hum Arquitetura. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.

Dias 4 e 5 de outubro, a badalada jovem chef paulistana Luiza Zaidan dará aulas de gastronomia para o público interessado em desvendar os segredos de receitas simples, mas sofisticadas. Dia 7, a Associação Brasileira de Designers de Interiores – ABD-DF promove palestra com executivos da Pantone no Brasil. Na pauta do encontro, as cores que irão ditar a moda na próxima temporada. No dia 14 de outubro acontece o lançamento do livro de Zanini de Zanine que registra os primeiros dez anos de carreira do autor. Ele estará presente na noite de autógrafos da publicação que reúne as 45 peças criadas pelo designer.

Os últimos dois dias (17 e 18 de novembro) serão dedicados ao Special Sale. Uma das grandes expectativas do público que visita a mostra é a de poder levar para casa os objetos e acessórios dos ambientes de “seus sonhos”. Mobiliário, objetos, obras de arte, tapetes, equipamentos eletroeletrônicos, eletrodomésticos e produtos diversos, exceto automóveis, alimentação em restaurantes/ bares/cafés, podem ser adquiridos com até 70% de desconto.

Joalheria Espaço Design, por Fernanda Mendes, Rodrigo Castanheira e Janaina Mendonça. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.
Joalheria Espaço Design, por Fernanda Mendes, Rodrigo Castanheira e Janaina Mendonça. Foto: Jomar Bragança. Divulgação.

Serviço: Casa Cor Brasília 2014
Data: De 1º de outubro a 18 de novembro
Local: SIG Quadra 01, lote 635
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12h30 às 22h
Ingresso: de terça a domingo: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia) e R$ 120,00 (passaporte)
Special sale: 17 e 18 de novembro
Manobristas no local
Informações: www.casacor.com.br ou pelo telefone (61) 3248.6902