Com curadoria do estilista Ronaldo Fraga, Casa de Criatividade e Inovação oferece cursos gratuitos de grafite, papel marchê e vídeos para redes sociais.

Jovens de 15 a 29 anos da Estrutural e Samambaia.

Ronaldo Fraga. Divulgação.

A Casa de Criatividade e Inovação, projeto do Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP, realizará oficinas gratuitas em fevereiro voltadas para jovens de 15 a 29 anos das comunidades da Estrutural e de Samambaia, no Distrito Federal. Durante as oficinas eles terão a oportunidade de apreender novas técnicas e outros saberes, com estímulo à inovação e ao empreendedorismo. Desenvolvida em parceria com a consultora Miriam Rocha, com participação do estilista Ronaldo Fraga, como consultor agregador e curador, a ação conta com o apoio do Governo do Distrito Federal. “Trabalhar o laboratório de criatividade e inovação para os jovens do DF é a missão deste projeto que o IECAP idealizou, buscando oferecer novas oportunidades para transformar estas vidas”, afirma Renata de Oliveira, Presidente do IECAP.

Com cerca de 280 inscrições já realizadas, e capacidade de receber ainda 100 jovens, as oficinas acontecerão em Samambaia e Estrutural, e terão como oficineiros o artesão Babá Santana, os grafiteiros e artistas plásticos Neew e Yong e o videomaker Enzo Nogueira. As temáticas a serem desenvolvidas estão em sintonia com os interesses da juventude e envolverão as possibilidades de criações relacionadas ao Grafite, ao mundo digital e às redes sociais (Vídeos de Bolso) e ao Papel Marchê, na produção de utensílios a partir de papel reciclado. O resultado do aprendizado será exibido em março, durante workshop festivo e exposição para apresentar resultados e comercializar dos artigos produzidos pelos participantes.

A participação no projeto é gratuita, e voltada, preferencialmente, para jovens moradores dessas cidades, devido às possibilidades de acompanhamento da Casa de Criatividade e Inovação. Porém, desde que haja vagas e que os inscritos estejam na faixa etária indicada, qualquer jovem pode participar. O projeto é totalmente gratuito, realizado pelo Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares – IECAP com apoio do Governo do Distrito Federal. Os alunos receberão um kit com uniforme e os insumos para as oficinas. Nas oficinas, também vão receber orientação para a comercialização dos produtos.

Enzo.

O projeto tem como objetivo promover o empreendedorismo, a criatividade e o apoio à comercialização da produção dos grupos envolvidos por meio de capacitação, atualização de tecnologias aplicadas ao mundo dos negócios e gestão comercial.

As oficinas foram planejadas para atender ao anseio dos jovens (realizado levantamento prévio), mas também prevaleceram aqueles temas que contemplam produtos em alta no mercado.

O projeto contemplará a realização de workshop onde serão abordados temas relacionados à produção associada como empreendedorismo, design e mídias sociais. Serão convidados blogueiros especialistas em design e marketing digital para interagir com os jovens.

Os alunos terão também palestras com foco na qualidade de vida, pois, diante do alto índice de doenças psicossomáticas, atrelado à vulnerabilidade social e econômica é fundamental treinar a inteligência emocional dos nossos alunos. O projeto prevê, ainda, a criação do laboratório de criatividade e inovação, para aperfeiçoamento do conhecimento transmitido.

“Acreditamos no futuro construído através da economia colaborativa e do co-criar de ações que promovam a qualificação e geração de emprego e renda para esses jovens”, afirma Miriam.

Inscrições no site www.iecap.org.br
no Instagram: @iecap.instituto
Endereços das Oficinas:
Centro de Juventude de Samambaia – QS 402 – Samambaia Norte
Centro de Juventude da Estrutural – Praça Central, nº 8 – Estrutural
IECAP (SHIS QI-5, conjunto 6, casa 16)
(61) 3365-5202.