CCBB BH abre com mostra internacional de mulheres artistas.

Divulgação.
Divulgação.

Renato Acha

O CCBB Belo Horizonte será inaugurado no dia 27 de agosto, com a exposição “Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou”. A mostra apresenta obras do acervo do Centre Georges Pompidou – Musée National d’Art Moderne, de Paris, que abriga a maior coleção de arte moderna da Europa.

O prédio, localizado na Praça da Liberdade, abre para o público a partir do dia 28 de agosto. A bela construção é um projeto de Luiz Signorelli, criado em 1926, com estilo eclético e influências do neoclássico e art déco. Foi inaugurado em 1930 para sediar a Secretaria de Segurança e Assistência Pública. As obras de restauração e adaptação foram iniciadas em agosto de 2009, e agora abrigam o CCBB BH.

CCBB_BH_Interna10 Med

A estrutura traz 1.200 m2 de área para exposição, teatro com 270 lugares, sala multimeios (170 m2), sala de programa educativo, cafeteria, lanchonete, loja de produtos culturais e área administrativa. O investimento do Banco do Brasil foi de aproximadamente R$ 37 milhões, com reforma, restauro e aquisição de mobiliário e equipamentos.

The Frame. Le Cadre. Frida Kahlo. Divulgação.
The Frame. Le Cadre. Frida Kahlo. Divulgação.

A mostra “Elles: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou” conta com obras do acervo do Centre Georges Pompidou – Musée National d’Art Moderne, de Paris, que abriga a maior coleção de arte moderna da Europa. A curadoria privilegiou uma visão profunda e abrangente do espaço ocupado pelas mulheres na cultura universal.

La Chambre Bleue. Suzanne Valadon. Divulgação.
La Chambre Bleue. Suzanne Valadon. Divulgação.

São obras que abrangem um período que vai do início do século XX aos dias de hoje, produzidas por cerca de 70 artistas mulheres, entre elas: Frida Kahlo, Louise Bourgeois, Sophie Calle, Nan Goldin, Diane Arbus, Cindy Sherman, Suzanne Valadon, e as brasileiras Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Anna Maria Maiolino, Rosângela Rennó e Rivane Neuenschwander, dentre outras.

Nan Goldin. Divulgação.
Nan Goldin. Divulgação.