Cena Contemporânea abre inscrições para diversas oficinas gratuitas.

 

O Cena Contemporânea 2012 acontece de 17 a 29 de julho e realiza uma série de atividades formativas. O período de inscrições está aberto e inclui oficinas nas áreas de dança, teatro e comunicação. Os interessados em participar devem enviar breve currículo no corpo do e-mail para oficinas@cenacontemporanea.com.br .

Confira a lista:

19/07, às 13h30 às 17h30, na Sala Multiuso – Espaço Cultural 508 Sul

WORKSHOP PARA ATORES

Blas Arrese Igor (Argentina)

A oficina, predominantemente prática, busca ampliar as possibilidades expressivas do corpo do ator como instrumento gerador e multiplicador de sentido. Blas Arrese Igor é dramaturgo, diretor, ator e professor de arte. Trabalhou com Daniel Veronese, Grupo El Periférico de Objetos, Emilio García Wehbi, Guillermo Arengo e Lola Arias, entre outros. Formou-se com Beatriz Catani, Ruben Szuchmacher, Daniel Veronese e Alexander Tantanian.

Vagas: 18

Público alvo: Atores e estudantes de teatro

20/07, às 14h às 16h, no Espaço Petrobras (anexo do Museu Nacional da República)

VIDEO-DANÇA. A RELAÇÃO ENTRE A ARTE E A TECNOLOGIA.

Hayde Lachino (México)

Hayde Lachino dirigiu as Jornadas Internacionais sobre Videodança – México e foi codiretora do Festival Internacional de Dança e Mídia Eletrônica. Realizadora de documentários e curtas, integrou mostras coletivas de videoarte mexicanas queforam exibidas no Uruguai, Cuba, EUA e Espanha. Produtora de vários espetáculos de multimídia em que tambémparticipou também como videoartista, é apoiada pelo Centro Multimedia del Centro Nacional de las Artes (México) para conduzir pesquisas sobre dança e tecnologia. Realizou, junto a Nayeli Benhumea, um livro eletrônico sobre videodança apoiado pelo Departamento de Dança da UNAM. É membro do grupo de gestão da Rede Sul-Americana de Dança e coordenadora do projeto Mov.Tv.

Vagas: 40

Público alvo: Atores e estudantes de teatro e dança, artistas visuais e multimídia, fotógrafos, cineastas e interessados no tema.

 

20/07, das 14h às 18h e 21/07, das 9h às 17h, no Instituto Cervantes

REM 2.0 – FORMAÇÃO PARA A COLABORAÇÃO CULTURAL

Adriana Benzaquen – Cultura Senda (Venezuela)

A oficina REM 2.0 busca formar multiplicadores para que tenham conhecimentos em gestão, metodologia detrabalho em rede, produção, sustentabilidade, comunicação e novas tecnologias para promover e apoiar acolaboração cultural na América do Sul. O curso é destinado a artistas, gestores, produtores, jornalistas, coletivos culturais e programadores, interessados em conhecer ferramentas e habilidades para realizar processos de cooperação cultural a nível regional. REM 2.0 é uma iniciativa da Cultura Senda e Rede Sul-Americana de Dança e tem apoio parcial da Fundación Hivos (Holanda) e da AECID (Agência Espanhola de Cooperação Cultural para o Desenvolvimento).

Vagas: 30

Recomenda-se que se inscrevam duas pessoas por organização/iniciativa.

Publico alvo: Artistas, gestores, produtores, jornalistas, coletivos culturais e programadores que vivem na América Latina.

Inscrições: preencher a ficha de inscrição no blog www.redenmovimiento2.blogspot.com e enviar a informacionsenda@gmail.com até 16 de julho de 2012.

 

20/07, às 9h às 12h, no Centro de Dança

MASTERCLASS DE DANÇA – DA PULSÃO INTERNA AO MOVIMENTO

Tino Fernández e Juliana Reyes (Colômbia)

As fronteiras entre a dança e o teatro estão cada vez mais tênues. O movimento e o texto são veículos visíveis para comunicar o que não é perceptível aos olhos, e pertencem ao objetivo final da busca cênica que é comover e provocar o espectador. O objetivo da masterclass é fazer um primeiro contato com algumas ferramentas de trabalho que permitam ao intérprete encontrar suas próprias particularidades e a conexão que existe entre a partitura física e fônica imposta e a sua própria emoção. Tino Fernández é coreógrafo e diretor espanhol, criador da companhia L´Explose em Paris em 1991, que também é uma fundação sem fins lucrativos que tem o objetivo de investigar o campo da dança contemporânea.

Vagas: 30

Público alvo: Bailarinos e coreógrafos

 

21, 22 e 24/07, das 14h às 17h e 23/07, das 9h às 12h e 14h às 17h, na Sala Multiuso – Espaço Cultural 508 Sul

LABORATÓRIO RUMOS ITAÚ CULTURAL TEATRO – ENCONTROS DE PESQUISA

O ATOR EM TRABALHO DRAMATÚRGICO COLABORATIVO

Oficinas com Coletivo Angu de Teatro e Grupo Bagaceira

Através de práticas vivenciadas pelos grupos em suas montagens, o Coletivo Angu de Teatro e o Grupo Bagaceira  põe em foco os fundamentos básicos de dramaturgia e construção cênica. Mostra como a compreensão de certos princípios pode ajudar o ator em processos colaborativos voltados para a criação de um texto cênico. Rumos Itaú Cultural Teatro – Encontros de Pesquisa é um edital nacional de projetos compartilhados entre dois grupos de teatro que trabalhem questões comuns, seja de prática artística, pedagógica, etc. As duplas recebem subsídios do Programa para encontros e estudos.

Vagas: 20

Público alvo: Estudantes de teatro.

 

21/7, das 9h às 12h, na Sala de Balé – Teatro Nacional Claudio Santoro

OFICINA IMAGEM E TEATRO

Magnet Theatre (África do Sul)

A companhia sul-africana Magnet Theatre realiza um workshop de 3 horas que explora as imagens pessoais de cada participante na construção do texto e do espaço teatral. Cada participante é convidado a trazer um objeto ou imagem que evoque fortemente sua noção de “lar”, um conceito muito presente na obra da companhia, que traz aos palcos a historia real de refugiados africanos. Essas imagens serão a base para criar um texto e um espaço cênico pessoal e particular. A oficina é dedicada a jovens profissionais ou estudantes de teatro. Magnet Theatre é uma companhia profissional de teatro físico que atua na África do Sul há mais de 25 anos, tendo criado 25 trabalhos originais, muitos deles premiados. Em 2010, a companhia recebeu a National Fleur du Cap Award for Innovation, o mais importante do teatro sul-africano.

Vagas: 20

Público alvo: Atores, bailarinos, coreógrafos e estudantes de teatro e dança.

 

21 a 23/7, das 10h às 12h, no Centro de Dança

CONEXÕES ENTRE DANÇA DE RUA E DANÇA CONTEMPORÂNEA

Vanilton Lakka (MG)

A oficina pretende disponibilizar, num primeiro momento, técnicas e padrões de movimento provenientes de danças da cultura Hip Hop, em diálogo com um universo técnico da dança contemporânea. Num segundo momento, busca aplicar jogos e estruturas de composição, como a repetição, a justaposição e a simultaneidade, com o objetivo de apresentar possibilidades de conexões entre técnicas de dança de rua e sua utilização dentro de trabalhos de dança contemporânea. Vanilton Lakka é criador e intérprete, trabalha com produção, criação e pesquisa em dança desde 1991. Apresentou-se e ministrou oficinas em vários países como Alemanha, Venezuela, Suécia, Espanha, Cabo Verde e Cuba.

Vagas: 20 vagas

Público alvo: Dançarinos de breakdance, dança contemporânea e interessados em estudar possíveis conexões entre eles.

 

23 a 26/07, 13h às 18h, no Departamento de Artes Cênicas – UNB (Universidade de Brasília)

NOSSA ODISSÉIA

Thierry Trémouroux e Raquel Karro (Bélgica/Brasil)

Ministrado pelo diretor belga Thierry Trémouroux em parceria com a atriz e coreógrafa Raquel Karro, este workshop sobre “construção/desconstrução do ator/personagem” se propõe a investigar o processo criativo a partir do conceito da caminhada, do deslocamento, do percurso, da trajetória. Inspirando-se livremente na longa viagem evocada por Homero, vinte artistas (atores, artistas-plásticos, circenses, bailarinos, músicos, cantores, dramaturgos) trocarão experiências a partir de composições e exercícios práticos. Thierry Trémouroux é ator e diretor belga radicado no Brasil, trabalhou durante 15 anos na França ao lado de artistas como Jean-Claude Carrière e Yoshi Oïda,  ambos colaboradores de  Peter Brook, de Zygmunt Molik, co-fundador  do Teatro Laboratório de Grotowski e de Stefano Scribani do Piccolo Teatro  del Milano. No Brasil desde 1994, foi cofundador do grupo l’acte – Atos da Criação Teatral – realizando grandes parcerias com artistas do teatro contemporâneo da Europa.  Raquel Karro é atriz, diretora e acrobata aérea, formada pela Escola Nacional de Circo e com passagens por companhias como o Cirque du Soleil.

Vagas: 20 vagas

Público alvo: Atores e estudantes de teatro.

 

26 a 28/7, das 10h às 14h, na Sala Multiuso – Espaço Cultural 508 Sul
DEMOCRACIA – LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E INVESTIGAÇÃO CÊNICA

Grupo Lagartijas Tiradas al Sol (México)

A democracia é um sonho às vezes distante e inacessível. O grupo reflete sobre o binômio de representação e representatividade, para redescobrir os vínculos pessoais com a política, buscando as diversas relações de poder do sujeito-pessoa-artista. Interessa ao grupo pensar a democracia na medida em que ela estabelece expectativas e demandas. Poderíamos viver de maneira diferente? Que relatos constroem o indivíduo? Sobre que relatos se fundam a nossa sociedade? Sobre que relatos se funda nossa arte? O grupo Lagartijas Tiradas ao Sol se auto-intituta “uma quadrilha de artistas” convocados por Luisa Pardo e Gabino Rodríguez. Trabalham desde 2003, tendo produzido sete espetáculos. Em 2011, receberam o Prêmio do Público do Festival de Jeunes Compagnies Impatience, organizado pelo Teatro Odéon, de Paris, e o Preisträger ZKB Förderpreis, do Zürcher Theater Spektakel.

Vagas: 12

Público alvo: Atores, diretores, dramaturgos e estudantes.

 

26 e 27/7, das 13h30 às 17h30, na Sala de Balé – Teatro Nacional Claudio Santoro
ENTRE A REALIDADE E A FICÇÃO – O ESPAÇO URBANO COMO CENÁRIO

BiNeural-MonoKultur (Argentina /Alemanha)

A oficina tem por objetivo discutir a conexão entre espaço e performance, aprofundando alguns aspectos da investigação do grupo com sonoridades e dramaturgia. A partir daí será estimulada a produção de um pequeno trabalho prático, em grupo, utilizando um dos métodos apresentados. BiNeural-MonoKultur é um grupo performático fundado em 2004 por Christina Ruf (Alemanha) e Ariel Dávila (Argentina), para investigar formatos artísticos que enfoquem o limite entre a realidade e a ficção. Os processos de investigação são a base dos seus projetos, que se realizam em espaços não convencionais e propõem um cruzamento de diferentes disciplinas como a história e as ciências naturais.

Vagas: 15

Público alvo: Atores, diretores, dramaturgos e estudantes.

 

27 e 28/7, das 10h às 13h, na Sala de Balé – Teatro Nacional Claudio Santoro
WORKSHOP INTENSIVO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

Iker Gómez – bailarino e coreógrafo (Espanha)

O workshop será uma mostra do treinamento físico realizado pela companhia Iker Gómez, a partir da ativação do movimento através de alavancas anatômicas. Improvisações a partir da desintegração, explosão, implosão, suspensão, peso, força, volume-relevo, resistência dinâmica, fadiga. Criador, coreógrafo e videomaker, Iker Gómez criou a companhia Teatro Físico em 2007 e desde então já produziu três espetáculos. Em todos, está presente a mistura de dança, música ao vivo, teatro, vídeo, com uma boa dose de humor.

Vagas: 16

Público alvo: Bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança.

 

28 e 29/7 das 12h às 15h, na Sala Martins Pena – Teatro Nacional Claudio Santoro
MASTERCLASS DANÇA E GESTO

Koffi Kôkô (Benim)

O workshop está concentrado na ideia de que o bailarino deve desenvolver a consciência para o significado simbólico do seu gesto. Koffi Kôkô trabalha sobre três elementos: o contato dos pés com o solo, a coluna vertebral como ponto inicial para a mobilidade e para o transporte de energia e, por último, o osso esterno como lugar de irradiação de energia.  O objetivo é aperfeiçoar o gesto do bailarino e ampliar a potencialidade de expressão através da dança. Koffi Kôkô é um dos mais proeminentes representantes da cena moderna da dança africana. Um artista cuja performance é inesquecível. Nascido no Benim, ainda menino tomou contato com a religião e, a partir disso, desenvolveu interesse artístico pela dança como ritual. Isso acabou se tornando a base de seu trabalho. Já atuou como professor na Europa, África e Estados Unidos.

Vagas: 12

Público alvo: bailarinos e coreógrafos.

Serviço: Cena Contemporânea 2012

Data: 16 a 29 de julho de 2012

Local: Praça do Museu Nacional da República, Sala Martins Penna do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Teatros do CCBB, Teatro Plínio Marcos do Complexo Cultural da Funarte, Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, Teatro Goldoni.

Horários: ver programação completa

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia, válida para estudantes e maiores de 60 anos)

Clientes e funcionários do Banco do Brasil, Portadores do Cartão Petrobras, assinantes do Correio Braziliense pagam meia-entrada na compra de até 2 ingressos.

Informações: www.cenacontemporanea.com.br

(61) 3349.3937 – (61) 3349.6028