Confira a programação de atividades formativas do Cena Contemporânea.

    Festival Cena Contemporânea divulga a lista de Atividades Formativas, com Oficinas Gratuitas, Conferência e Lançamento de livro.

    Inscrição e seleção mediante envio e análise de currículo para oficinascena2010@gmail.com até o dia 19/8. Resultado divulgado em 22/9. Selecionados serão comunicados por email.

    25 a 29/8 – 10 às 13 horas
    DO CHUVEIRO PARA O PALCO, CURTA A DISTÂNCIA
    Oficina de canto com Tato Fischer (SP)

    O objetivo da oficina é colocar todos cantando, buscando o equilíbrio emocional, a auto-estima, a auto-confiança, a segurança, a criatividade, o desbloqueio psico-emocional, conseguindo assim a prontidão para cantar no palco.
    Tato Fischer é músico, ator e diretor teatral, compõe e faz direção musical e preparação de atores.  Pós-graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu-SP, bacharelado e licenciado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUCSP), pianista pelo Conservatório Musical de Lins/SP, fundador do Conjunto Secos & Molhados.

    26 a 28 /8 – 14h30 às 18h30 horas
    DO SILÊNCIO À PALAVRA
    Oficina de técnica vocal com Boris Villar (Cuba)

    A oficina visa desenvolver habilidades vocais imprescindíveis para um desempenho cênico orgânico e virtuoso. A voz do ator é um espaço aberto à exploração da potencialidade individual e grupal, além de uma bússola para a criação do personagem dramático. Boris Villar é dramaturgo e diretor geral e artístico da Companhia Teatro Viento de Água, de Cuba. É Licenciado em Artes Cênicas com especialização em Teatrologia e Dramaturgia pelo Instituto Superior de Arte de Havana. Seus espetáculos têm sido apresentados na Alemanha, Venezuela, México, Argentina e Cuba.

    30/8 a 3/9 – 10 às 13horas
    O OLHAR DO MEIO: PALCO E PLATÉIA
    Oficina de crítica e apreciação teatral com Eberto Garcia Abreu (Cuba)

    A oficina propõe um exercício crítico criativo a partir da leitura de alguns dos espetáculos em cartaz no Festival e de material teórico disponível. Os participantes serão convidados a construir um discurso a partir do que assistirem, considerando informações teóricas sobre teatro, sobre crítica e modelos de dramaturgia. Eberto Garcia Abreu é professor titular de História e Teoria do Teatro no Instituto Superior de Arte de Cuba. É crítico e investigador teatral e membro da Rede Latino-Americana de Promotores Culturais.

    28 e 29/8 – 14 às 17 horas
    TÉCNICA DE TREINAMENTO DO ATOR
    Borja Ruiz – Kabia, Espacio de Investigación Teatral (Espanha)

    A oficina é baseada nas técnicas de treinamento dos atores do grupo Kabia, criado em 2006, com foco em dois elementos-chave: a estrutura corporal, entendida como informação dramática e a modulação de energia proveniente das idéias de Rudolf Laban, e o aspecto vocal, durante o qual a atriz Maria Goirizelaia conduzirá os participantes através do treinamento com a respiração, ritmo e ressonadores. Borja Ruiz é ator, diretor do grupo Kabia e escritor do livro “El arte del actor en el siglo XX – Un recorrido teórico y práctico por las vanguardias”, ganhador do I Prêmio Internacional Artezblai de Investigação em Artes Cênicas (Espanha).

    28 e 29/8 – 13 às 17 horas
    OFICINA DE TREINAMENTO – IMPROVISAÇÃO
    Ana Teixeira – Cia Amok Teatro (RJ)

    A oficina objetiva desenvolver a expressão dramática do ator através de uma prática que articula treinamento e improvisação. O treinamento inclui trabalho físico e vocal. Ana Teixeira formou-se em dança com Angel Vianna, de quem foi também assistente. Estudou na Escola de Mímica Corporal Dramática em Paris. Em 1998, funda a Cia. Amok Teatro junto com o ator Stephane Brodt. O participante deve ter, no mínimo, 18 anos e ter feito pelo menos um ano de estudos em artes cênicas.

    1 e 2/9 – 14 às 17 horas e 3/9 das 10 às 13horas
    OFICINA INVESTIGAÇÃO DO MUNDO DO ATOR-PALHAÇO
    ISH Theater (Israel)

    A oficina terá como foco o treinamento físico do ator. Cada dia será dado por um integrante diferente do Ish Theater. Que abordarão dinamicas de improvisação física que englobam o mundo do teatro e da dança, exploração da expressão física e emocional através da máscara e a criação de personagens excêntricos.

    4 e 5/9 – 10 às 13 horas
    PREPARAÇÃO DO ATOR E ESTRUTURAS PARA IMPROVISAÇÃO
    Tica Lemos da Cia NovaDança (SP)

    A oficina vai trabalhar com as bases da educação somática, que  são os métodos que abordam o ser humano na integridade do seu ser, corpo, mente, psique, emoção e espírito.  A respiração é o carro chefe de toda a atenção, o que sustenta, o que corre por baixo, pelos entres. O que sinaliza nossa expansão, retração, presença ou ausência. Consciência Corporal/ Pensamento Corporal, Respiração, estratégias – Pausas/Aterramentos. Tica Lemos é graduada pela School for New Dance Development em 1987, na Holanda. Uma das introdutoras do contato-improvisação no Brasil. Recebeu o Prêmio APCA/SP como melhor intérprete. Responsável pela cadeira de improvisação da Faculdade de Dança da Universidade Amhembi / Morumbi de 2000 a 2004. Uma das fundadoras do Estúdio Nova Dança e da Cia. Nova Dança 4, atuando como diretora, professora e intérprete em mais de 25 anos de carreira.

    LANÇAMENTOS

    28/8 – 16 horas
    Lançamento do Livro “Teatro na Escola: Experiências e Olhares” pela Fundação Athos Bulcão
    Local: Auditorio II do Museu Nacional da República
    Entrada Franca

    O livro surgiu com dois grandes objetivos da Fundação Athos Bulcão: registrar e documentar a história do Festival de Teatro na Escola – o maior projeto de educação teatral e formação de plateia do Distrito Federal – e pretende ampliar as discussões acerca do ensino de teatro a partir das experiências adquiridas ao longo dos dez anos de projeto. A publicação conta com textos de especialistas e estudantes que de alguma forma fazem parte da história do Festival. Destaca-se o artigo Teatro e educação formal da arte educadora da Escola de Comunicações e Arte da Universidade de Sao Paulo, Maria Lucia Pupo que propõe a discussão sobre o objetivo do teatro na escola. O livro conta ainda com uma galeria de imagens de todos os espetaculos que participaram do projeto.

    O Festival de Teatro na Escola é um projeto de educação não-formal que atende escolas públicas do Distrito Federal. O objetivo é oferecer uma experiência artística significativa aos jovens que participam e valorizar o ensino do teatro na escola. Desde sua primeira edição, foram envolvidos mais de 2.500 jovens, 100 professores e 80 escolas que resultaram na producao de 120 pecas, leituras dramaticas, perfomances com um publico estimado em 85 mil espectadores.  Em 2009, o projeto foi contemplado pelo Prêmio Itaú/UNICEF – Educação e Participação como Vencedor Regional. Os recursos advindos do prêmio viabilizaram a publicação deste livro, que é um registro dos sonhos e dos espaços abertos para o teatro na escola ao longo desses 10 anos.

    CONFERÊNCIA

    28/8 das 10 às 12 horas
    O ATOR NO SÉCULO XX – A Técnica como Necessidade Estética
    com Borja Ruiz – Grupo Kábia e mediação de Carlos Gil – Revista Artez
    Local : Auditório 2 do Museu da República

    A conferência do espanhol Borja Ruiz é uma conversa audiovisual derivada do livro “A arte do ator no século XX”, publicado pelo mesmo autor no Artezblai Editorial. Apoiado por imagens e vídeos, Ruiz analisa algumas técnicas de treinamento do ator, mais importantes do século XX desde  Stanislavski até Anne Bogart. Enfatizando que qualquer técnica de atuação tem sido principalmente um meio para definir uma  ética e uma estética a linguagem teatral.