Espaço Cena ganha ocupação com quatro espetáculos que unem criadores de Brasília.

De 12 de janeiro a 4 de fevereiro.

Divulgação.

O Espaço Cena entra em uma maratona de espetáculos brasilienses nos fins de semana. A programação do Ocupação do Espaço Cena – Teatro de Férias movimenta o espaço da Babilônia Norte (206 Norte) até 4 de fevereiro e traz os convidados Marco Michelângelo (ator e músico), Adriana Lodi (atriz e professora de teatro), Édi Oliveira (diretor e coreógrafo) e Ana Flávia Garcia (atriz, palhaça e pesquisadora em comicidade física), sob curadoria do ator, performer e diretor teatral Leonardo Shamah.

O processo de criação coletiva partiu da reflexão sobre onde os artistas passariam suas férias. Dali surgiram os temas a serem abordados em seus espetáculos. Cada peça foi concebida a quatro mãos, sendo Shamah o único artista presente em todos os espetáculos.

Leonardo Shamah.

“Essa ocupação surge do desejo de realizar espetáculos expressos, partindo do princípio de se oferecer ao público opções para ir ao teatro, já que são poucas nesse período do ano”, comenta Shamah. Quanto à escolha dos parceiros para este projeto, ele revela seu desejo de encontrar pessoas artísticas e sensíveis “com quem ainda não trabalhei, mas com quem imagino me divertir em férias”.

Marco Michelângelo. Foto: Diego Bresani.

Em cada final de semana, quem for à ocupação Teatro de Férias, “vai conferir peças que são fruto do encontro entre artistas com pesquisas e interesses específicos nas artes da cena”, diz Shamah, e segundo ele, as encenações “partiram da experiência de criar sem responsabilidade, porém, que trouxessem a fusão entre música, dança, literatura, teatro e performance, com humor e inteligência”.

Édi Oliveira.

A programação tem início com Aeroporto Internacional de Pasárgada, por Marco Michelângelo e Leonardo Shamah. No local onde as férias geralmente começam, um aeroporto, dois agentes de viagem tentam entreter os viajantes com músicas, histórias e curiosidades da aviação. Depois, com Adriana Lodi e Leonardo Shamah no elenco, vem Deserto Vertical. Da vontade de estar em grandes centros urbanos, provocações acerca da distância que surge para a comunicação sensação do artista de estar perdido como em um deserto, porém, no meio da multidão e de arranha-céus.

Adriana Lodi.

A terceira montagem é Fiorde, meu lugar é o fim, com Edi Oliveira e Leonardo Shamah. A imagem de uma paisagem fria e solitária, onde se imagina férias sem a obrigação de se sentir feliz e convida à contemplação da existência. Encerrando a ocupação, tem Ana Flávia Garcia e Leonardo Shamah em Madrugadagem. Um devaneio sobre o que se faz quando trocamos o dia pela noite. O que acontece na madrugada, quando não é preciso acordar cedo. Essa transgressão do tempo social, talvez seja o maior ícone das férias.

Ana Flávia Garcia.

Programação:

12, 13 e 14/01 – Aeroporto Internacional de Pasárgada, com Marco Michelângelo e Leonardo Shamah.

19, 20 e 21/01 – Deserto Vertical, com Adriana Lodi e Leonardo Shamah

26, 27 e 28/01 – Fiorde, meu lugar é o fim, com Édi Oliveira e Leonardo Shamah

02, 03 e 04/02 – Madrugadagem, com Ana Flavia Garcia e Leonardo Shamah

Serviço: Ocupação do Espaço Cena – Teatro de Férias
Endereço: Espaço Cena (CLN 205 – Bloco C)
Temporadas: De 12 de janeiro a 4 de fevereiro
Dias e horário: De sexta a domingo, sempre às 20 horas
Ingressos: 20,00 (meia, para professores, estudantes, pessoas com deficiência física e maiores de 60 anos)
Informações (61) 99697-7797
Ingressos: Sympla e na bilheteria do teatro, a partir de uma hora antes do início da sessão.