O espetáculo “Cenas da Antiguidade” faz uma prévia do Momento Itália-Brasil.

Basirah. Divulgação.

Renato Acha

O Momento Itália-Brasil está prestes a ser lançado e prevê uma vasta programação que reafirma os fortes vínculos entre os dois países irmãos. A Embaixada da Itália, sempre engajada com a arte e cultura local e nacional, convida para a apresentação do espetáculo Cenas da Antiguidade, com direção de Hugo Rodas, Samuel Cerkvenik e Giselle Rodrigues, e participação do Grupo Basirah. A montagem tem organização de Gabriele Cornelli e Marcus Mota. A apresentação para convidados será no dia 25 de agosto (quinta) às 20 horas na Sala Nervi da Embaixada da Itália (807 sul).

Trata-se de um conjunto de três performances artísticas que envolvem teatro, dança e recursos audiovisuais, dividido em três partes (Números, Vida Pitagórica e Danaides).

Basirah. Divulgação.

Em Números, Hugo Rodas traz ao público uma performance de inspiração pitagórica, que se estabelece a partir da relação entre movimentos, tempo, números e sons. Números é o resultado de uma pesquisa desenvolvida por Hugo Rodas e apresentada por estudantes e artistas que integram esta linha de pesquisa na UnB.

Vida Pitagórica é a performance solo do artista e pesquisador Samuel Cerkvenik, que busca investigar processos criativos a partir do diálogo entre os estudos da performance e os estudos clássicos. Sem palavra alguma, a performance oferece um contexto de interações motivadas por sobreposições de sons, ações e imagens inspiradas no texto Vida Pitagórica de  Jâmblico.

Já Danaides, fala das correlações entre movimento, som e palavra. O encontro entre dança contemporânea e mitologia grega revisita o mito das cinquenta mulheres que assassinam os noivos na noite de núpcias.  O espetáculo é encenado pelo Grupo Basirah e dirigido por Giselle Rodrigues.

Cenas da Antiguidade participa do contexto intelectual que norteia o Seminário On PythagoreanismVIII International Archai Seminar a ser realizado de 22 a 26 de agosto de 2011 na Universidade de Brasília (www.archai.unb.br).

Obras que participaram do Padiglione Italia nel Mondo, integrante da 54ª Bienal de Veneza, estarão expostas simultaneamente à realização do evento.

Basirah. Divulgação.