Mostra de fotografias celebra os caminhos percorridos por Miguel de Cervantes.

De 3 de março a 16 de abril.

Rio Ebro (Zaragoza).
Rio Ebro (Zaragoza).

A mostra Miguel de Cervantes ou o desejo de viver entra em exibição no Instituto Cervantes de 3 de março a 16 de abril. O fotógrafo espanhol José Manuel Navia revela ao público a temática do trajeto percorrido por Miguel de Cervantes durante sua vida em uma exposição que celebra os 400 anos de morte do romancista castelhano. São lugares e caminhos por onde o escritor de “Dom Quixote” andou ao longo de sua vida – uma vida atribulada, incerta e cheia de lacunas, demonstrada de forma velada nas suas obras.

Na mostra há também fotos dos cenários que Navia entende como locais descritos nas obras de Cervantes, como, por exemplo, no clássico literário mais famoso “Dom Quixote”. A proposta do fotógrafo é levar o olhar atual sobre o percurso realizado pelos personagens nas obras de Cervantes e do próprio escritor, dialogando com a literatura e a realidade.

A mostra traz 45 fotografias e já passou pela Europa (Espanha e Portugal), e, no Brasil, por São Paulo. Entre as imagens, está a placa do local onde o escritor ficou em cativeiro entre 1575 e 1580, em Argel (Argélia), após ser capturado por piratas, quando retornava da Batalha de Lepanto. Em outra foto, Navia mostra Esquivias, região de La Mancha, terra da esposa de Cervantes e local onde o escritor se dedicou ao universo teatral.

“Este trabalho é, sem dúvidas, um dos mais pessoais dentre os realizados até hoje. Permiti-me enfrentar, sem reservas, a difícil, apaixonante e essencial relação estabelecida entre a imagem e a palavra, entre a fotografia e a literatura. Sempre sobre a base de importância que, como fotógrafo, concedo a ideia do rastro. As surpresas e incertezas têm me assaltado incessantemente. O atrevimento não é pequeno”, explica José Manuel Navia.

Província de Toledo (Espanha). Divulgação.
Província de Toledo (Espanha). Divulgação.

Serviço: Miguel de Cervantes ou o desejo de viver
Local: Instituto Cervantes Brasília (SEPS 707/907 Lote D Asa Sul)
Abertura: 2 de março (quarta) às 19 horas
Visitação: De 3 de março a 16 de abril
De segunda a sexta, das 9h às 20h. Sábados, das 9h às 15h.
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre
Informações: 3242-0603
http://brasilia.cervantes.es