Instituto Cervantes convoca artistas para ocupação de espaços.

 

cervantes foto_lula_lopes

O processo seletivo de ocupação de espaços do Instituto Cervantes Brasília tem inscrições gratuitas abertas até o dia 31 de janeiro de 2014. As inscrições valem para o período de 1 de março a 31 de agosto de 2014. Os projetos selecionados irão compor a grade de programação cultural do instituto nas diversas áreas de expressão. 

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, de qualquer nacionalidade e região do país. Os projetos devem ser entregues na secretaria do Instituto Cervantes ou enviados por correio, em envelope apropriado, para o endereço – SEPS 707/907 Sul, Bloco D, Asa Sul – CEP: 70.390-078, Brasília-DF. Acesse o edital e saiba mais: brasilia.cervantes.br

Os projetos selecionados irão compor a grade de programação do Instituto Cervantes, nas áreas de Cinema, Audiovisuais, Literatura, Ciência, História, Sociologia, Antropologia, Tecnologia, Arquitetura, Design, Artes Plásticas, Fotografia, Gastronomia, Artes Cênicas (Teatro, Dança, Performance e Circo) e Música.

Os critérios de seleção dos projetos baseiam-se na relevância conceitual e temática, inovação, impacto social, viabilidade técnica e adequação física. Os eixos programáticos do Espaço Cultural Instituto Cervantes abrangem a realização de eventos nas áreas de Cinema, Audiovisuais, Literatura, Ciência, História, Sociologia, Antropologia, Tecnologia, Arquitetura, Design, Artes Plásticas, Fotografia, Gastronomia, Artes Cênicas (Teatro e Dança) e Música, priorizando a diversidade temática, o diálogo intercultural, e a multiplicidade de linguagens.

Em 2014, as linhas prioritárias de programação visam estimular a reflexão e a aproximação do público a outras culturas. Os projetos deverão contemplar ao menos uma das linhas a seguir:

ESPANHA ATUAL – O compromisso de mostrar ao público, a imagem contemporânea de uma Espanha plural, repleta de idéias, inovação e de criadores excelentes em todos os âmbitos da cultura e da ciência.

DIÁLOGO INTERCULTURAL – Uma programação que promova a reflexão e o intercâmbio entre as culturas, especialmente orientada ao diálogo entre a hispano-américa e o Brasil.

CONSCIÊNCIA GLOBAL – Atividades que buscam focar nos problemas globais de nosso tempo, com a finalidade de analisar e propiciar o diálogo intercultural.

NOVOS PÚBLICOS – Atividades destinadas ao público infanto-juvenil, buscando contribuir a uma educação lúdica e multicultural.

MEMÓRIA – Um ponto de vista multidisciplinar para manter vivos o conhecimento e a consciência da história da cultura espanhola.

Foto – Lula Lopes. Divulgação.