10º Capital Fashion Week

San Marcuccy, Ivan Hugo, Márcia Lima, Sandra Lima, Romildo Nascimento e Anna Paula Osório. Foto: Paula Pratini.

Renato Acha

Fotos de Paula Pratini

O Capital Fashion Week lançou as novidades em café da manha hoje (30 de março) na residência de Márcia Lima, idealizadora do evento criado em 2005 e que conta com a parceria do IESB desde 2006. Eles promovem juntos a reunião de estilistas locais de renome e novos talentos advindos do curso de Design de Moda da instituição.

A parceria com a Embaixada da Itália também se reafirma, com a ampliação do contato e interação com grandes marcas internacionais que serão apresentadas na cidade durante a 10ª edição do evento que acontece no Teatro Nacional de 14  a 16 de abril.

Na abertura Márcia Lima enfatizou o crescimento a importância de revelar novos talentos e sua profissionalização do mercado e reconhecimento de sua imagem no mundo, afinal estamos na capital.

“Nós queremos mostrar o potencial e a qualidade da moda em Brasília e a trajetória ao longo destes 10 anos e temos o prazer de receber a participação da Paranoarte e de termos o apoio da Secretaria de Cultura do DF. A cidade inteira vai ganhar e nós estamos ansiosos”, comentou antes de anunciar a realização do Capital Fashion Business em setembro”.

Eda Machado, diretora do IESB falou sobre sua parceria com o evento que se aprimora desde o ano de 2006. Nela a interação entre alunos de diversos enfatiza o contato com a realidade do mercado profissional:

“O crescimento pessoal e profissional de um evento como o CFW ajuda muito aos alunos. Eles têm a oportunidade de mostrarem o que fazem em diversos cursos, como Jornalismo, Publicidade e Relações Internacionais. Nossa proposta pedagógica é inovar”.

Marco Antônio Ramos Vieira (Coordenador de Design de Moda no IESB) e Antonella La Francesca (Embaixatriz da Itália) . Foto: Paula Pratini.

Antonella La Francesca, embaixatriz da Itália chamou atenção para a parceria com a Itália e a constante ampliação da presença de marcas estrangeiras com sua presença nos desfiles deste ano, como a Missoni, que participa do desfile de abertura, ao lado da brasiliense Confraria Studio,  na Embaixada no dia 13 de abril, para convidados.

“Nesta edição a Missoni vai trazer uma marca nova, que é dedicada a Marguerita Missoni, a matriarca que é garota propaganda da novidade que será apresentada pela primeira vez no país. Fiquei muito feliz com a escolha de Brasília para lançar a MMissoni em grande estilo na embaixada”.

A embaixatriz anunciou o Ano da Itália no Brasil que se acentua com a possível vinda de grandes marcas italianas, como Armani, Pucci e Valentino para a participação no subsequente CFW, que acontece de 27 a 30 de setembro.

Márcia Rocha (Coordenadora dos estilistas do CFW) e Nivaldo Oliveira (Mega). Foto: Paula Pratini.
Aída Rodrigues (Coordenadora da Paranoarte) e a fashion designer responsável pela coleção para o CFW, Ana Cláudia Braga. Foto: Paula Pratini.

Aída Rodrigues, coordenadora da ONG Paranoarte mencionou a homenagem à interação entre Brasil e Itália:

“A Paranoarte existe desde 2002 e vem amadurecendo muito tanto no artesanato quanto na moda. Quando fomos convidados para participar do CFW resolvemos fazer um link entre Brasil e Itália com a coleção Entre Laços e Abraços. Quando começamos a criar verificamos a arquitetura e a história de Roma e Brasília.”

Mariana Sakamoto (Scouting) e Juliana Pereira (Missoni). Foto: Paula Pratini.
Os estilistas Ivan Hugo e San Marcuccy. Foto: Paula Pratini.
Marco Antônio Ramos Vieira, Eda Machado e Gidel Deungaro (IESB). Foto: Paula Pratini.