Chris Rainier, fotógrafo da National Geographic, aporta em Brasília para conversa gratuita.

6 de fevereiro.

Moroccan Woman. Ancient Marks: The Sacred Origins of Tattoos and Body Markings (2004). Divulgação.

Chris Rainier tem um encontro com o público brasiliense no dia 6 de fevereiro, às 20 horas, na Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul). O fotógrafo é reconhecido mundialmente pelo trabalho documental sobre culturas ameaçadas e autor de livros como Keepers do the Spirit (1993), Where Masks Still Dance (1996) e Ancient Marks: The Sacred Origins of Tattoos and Body Markings (2004).

Rainier percebeu bem cedo que a fotografia seria para ele um passaporte para conhecer, registrar e entender o mundo. A partir daí, foi natural constatar que a máquina fotográfica seria um instrumento. Com ela em punho seria possível contribuir para que os outros também pudessem ver e entender a humanidade. “Estamos em uma encruzilhada da história humana. Culturas tradicionais, costumes e crenças estão se perdendo catastroficamente. Acredito que a fotografia desempenha um papel crucial para ajudar a salvar e revitalizar esse patrimônio”, alerta.

Chris Rainier nasceu na África do Sul, cresceu na Austrália, na Europa e nas praias californianas, nos Estados Unidos. Profissionalmente, rodou o planeta com seu trabalho documental e focou sua lente em sociedades ameaçadas ao redor do globo, além de áreas selvagens de alto risco, para lançar luz e para contar histórias sobre o poder da diversidade cultural e capacitação para todo ser humano. O fotógrafo é membro da National Geographic Society e foi premiado com o Lowell Thomas, prêmio concedido pelo Explorers Club, por seus esforços de preservação cultural. Em 2015, foi eleito membro da Royal Geographic Society de Londres. Rainier é diretor da Fundação dos Santuários Culturais, um programa global focado na preservação da Biodiversidade e do Patrimônio Cultural que é apoiado por inúmeras organizações, incluindo a ONU.

Four People Wearing Traditional Banana Leaf Raincoats. Where Masks Still Dance (1996).

Serviço: Talk com Chris Rainier – Documentando a Diversidade Cultural do Planeta no Século XXI
Data: 6 de fevereiro (terça) às 20 horas
Local: CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson (Unidade 706/906 Sul)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Informações