Christus Nóbrega abre a mostra “Brinquedos de Papel”.

Até 6 de agosto.

Divulgação.
Divulgação.

A mostra Brinquedos de Papel, de Christus Nóbrega, está em exibição no Elefante Centro Cultural de 9 de julho a 6 de agosto. Cerca de cinco mil aviões de dobradura compõem obras que aludem ao barroco. Pela metáfora do brinquedo e da dobradura em papel, a mostra traz a condição da arte como política e dá visibilidade a circuitos ideológicos que atravessam a sociedade.

São as aeronaves de papel que guiam o espectador ao longo da exposição. Ela está dividida em três partes. A primeira apresenta o Plano de Voo (os destinos, as cartas estelares e os planejamentos). Em seguida, a Construção do Avião (um paralelo que o artista faz com a formação do indivíduo, usando, neste momento, a mídia como matéria-prima). Por fim, na terceira parte, o público estará diante dos voos e dos aviões como são apresentados.

Para construir as obras, Nóbrega usou revistas e jornais coletados nos últimos meses, elementos que considera estruturantes da discussão política atual. Além dos periódicos, os livros são uma presença recorrente em seus trabalhos. Desta vez, utilizou exemplares que foram censurados pela ditadura militar ou manuais e enciclopédias das décadas de 1960 e 1970 que orientavam um tipo de comportamento social. “A exposição traz questões atuais em confronto com elementos históricos e se propõe a refletir sobre a construção de nosso cotidiano”, afirma o artista.

Brinquedos de Papel mapeia personagens importantes de diferentes momentos da história. Tem Maria Antonieta, a bela extravagante, símbolo da revolta popular; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral; e também outros ícones da juventude paulista que deixou de lado os brinquedos para fazer política e lutar por uma realidade diferente.

christus nobrega
Serviço: Brinquedos de Papel, de Christus Nóbrega
Local: Elefante Centro Cultural (SCLRN 706, Bloco C – Asa Norte)
Visitação: De 9 de julho a 6 de agosto
De Terça a sexta de 14h às 19h
Sábado de 15h às 18h
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
Informações: (61) 3541-3146.