Cia. Fábrica de Teatro se apresenta no Entepola.

Foto: Laís Gomide.
O 25ª edição do Festival Internacional de Teatro Comunitário (ENTEPOLA) teve início em Santiago (Chile). Mais de 30 espetáculos compõem a programação deste ano, tendo como representantes das diversas vertentes do fazer teatral países como Bélgica, Argentina, México e Brasil, que conta com a presença de três grupos (gaúchos e brasilienses).

A Cia. Fábrica de Teatro, composta por atores de Brasília, já possui data de estreia para seus dois espetáculos aprovados pela comissão organizadora: A comédia Dieta do Calango será apresentada nesta segunda (24 de janeiro) e o drama E Quando Vem a Lucidez, na sexta (28 de janeiro). Por dia são apresentados entre três e quatro obras teatrais de diversos gêneros. As peças da Cia Fábrica encerrarão os dias cênicos com sessões realizadas a 1:00 da manhã.

Cia. Fábrica de Teatro. Divulgação.

Na primeira noite, três obras do Chile foram apresentadas no anfiteatro de Pudahuel, teatro de arena com capacidade para três mil pessoas. Entre doces e frutas vendidos durante as sessões, crianças, jovens, adultos e idosos que fielmente acompanham o evento mais popular da cidade, atores de lugares diferentes trocam experiências e apresentam o que melhor sabem fazer: teatro.

A organização do ENTEPOLA, conhecida como La Carreta, oferece aos grupos nacionais e estrangeiros alojamento, alimentação e cursos com certificação – o que enriquece ainda mais o sentido de encontro artístico. Além das duas obras a serem apresentadas, a Fábrica aplicará o curso “Compondo no Espaço”, numa proposta de interpretação em espaços alternativos. Nada mais justo, uma vez que uma de suas obras será apresentada dentro de um banheiro masculino.