Mostra aborda a obra de Cícero Dias no CCBB.

De 8 de fevereiro a 3 de abril.

Divulgação.

A mostra Cícero Dias – Um percurso poético chega ao CCBB de 8 de fevereiro e 25 de setembro, com curadoria de Denise Mattar e curadoria honorária de Sylvia Dias, filha do artista. O público vai conferir cerca de 125 obras de um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, cuja trajetória é reconhecida internacionalmente, contextualizando sua história e evidenciando sua relação com poetas e intelectuais brasileiros e sua participação no circuito de arte europeu.

Além das obras propriamente ditas, a exposição trará ainda fac-símiles de cartas, textos e fotos de Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Mário Pedrosa, Pierre Restany, Paul Éluard, Roland Penrose, Pablo Picasso, Alexander Calder, entre outros. “Na sua longa e prolífica carreira, Cícero Dias manteve, como poucos, a fidelidade a si próprio. Sempre foi inteiramente livre, ousando fazer o que lhe dava vontade, sem medo das críticas”, afirma a curadora Denise Mattar.

A exposição traz um panorama de toda produção do artista, dividida em três grandes núcleos que delineiam seu percurso poético. São eles: Brasil, Europa e Monsieur Dias – Uma vida em Paris – cada um deles, por sua vez, dividido em novos segmentos, cuja leitura não deve ser realizada de modo estanque, mas entrecruzada e simultaneamente.

Serviço: Exposição Cícero Dias – Um percurso poético
Local: CCBB Brasília (SCES Trecho 2, Lote 22 – Asa Sul)
Data: De 8 de fevereiro a 3 de abril
Visitação: de quarta a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca.