O documentário de Vladimir Carvalho “Cícero Dias, O Compadre de Picasso” estreia nos cinemas.

3 de novembro.

Cícero Dias. Arquivo de família.
Cícero Dias. Arquivo de família.

Vladimir Carvalho apresenta o novo documentário Cícero Dias, O Compadre de Picasso nos cinemas, com estreia na quinta (10 de novembro), em quatro capitais: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Na capital, o público pode conferir a fita no Itaú CasaPark.

O filme integrou a seleção oficial do Festival Internacional de Documentário – É Tudo Verdade 2016 e conquistou os prêmios de Melhor Direção e Melhor roteiro na Mostra Brasília do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2016.

O primeiro contato de Vladimir com a obra e a figura de Cícero Dias foi através do pai, que era iniciado nas artes, desenhava, esculpia e sabia tudo sobre o pintor pernambucano. Em 2005, numa viajem a Paris realizada dentro das celebrações do ano Brasil França, Vladimir soube da retrospectiva do pintor, que acontecia na capital francesa e, com uma câmera emprestada, filmou a exposição. Em contato com a viúva e a filha de Cícero Dias, teve acesso ao material de arquivo e ao atelier do pintor e alí decidiu realizar um documentário sobre o modernista. De volta ao Brasil, Vladimir lançou dois longas e só retornou ao projeto em 2014, que foi filmado em Paris, Pernambuco – Jundiá e Recife, Curitiba e Rio de Janeiro.

Cicero Dias, de Vladimir Carvalho.

Serviço: Cícero Dias, O Compadre de Picasso, de Vladimir Carvalho
Brasil, 2016, 79 min, cor
Direção | Roteiro | Pesquisa: Vladimir Carvalho
Produção: Vladimir Carvalho
Coprodução: Cheuiche, Daniele Hoover e Com Domínio Filmes
Fotografia: Jacques Cheuíche
Montagem: Vladimir Carvalho e Gabriel Medeiros, EDT.
Som: Bruno Armelim
Música Original: Leo Gandelman