Ciclo de Videoarte Brasil-Espanha.

O Ciclo de Videoarte Brasil-Espanha será realizado no Museu Nacional e na Faculdade Dulcina de Moraes de 11 a 14 de abril com entrada franca. Trata-se de uma parceria entre o Museu Nacional do Conjunto Cultural da República e a Embaixada da Espanha no Brasil com o apoio da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes com o objetivo de promover o intercambio e fomento da linguagem do vídeo.

Profissionais brasileiros e espanhóis estarão presentes e exibirão ao público recortes significativos da produção contemporânea destes países. Um evento mais do que imperdível.

Programação:

CIRCUITOS COMPARTILHADOS, com Newton Goto

11/04/2011, 20h
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República Brasília
13/04/2011, 20h
Faculdade de Artes Dulcina de Moraes

Extenso acervo de filme e vídeo associado à autogestão nas artes visuais no Brasil. Abrange 40 anos de produção com 87 participantes. Com 225 títulos de videoregistros de ações e documentários experimentais, realizados por artistas e coletivos.

O projeto foi organizado pelo artista Newton Goto desde 2002 e, em 2008 foi subsidiado pelo Ministério de Cultura com a realização de 150 cópias da coleção, com vistas no compartilhamento do público, artistas e instituições culturais.

Colecionando o tempo: Seleção de obras em vídeo da coleção Pi-Fernandino, com Berta Sichel

OUTROS TEMPOS, com Elyeser Szturm

12/04/2011, 20h
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República Brasília

Trata-se de um retrospecto autocrítico sobre 16 anos de produção em vídeo e vídeo-instalaçoes. Experiências com a temporalidade das imagens e das representações com o foco sempre na poética. Na apresentação dos trabalhos haverá espaço para debate.

14/04/2011, 20h
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República Brasília

É uma seleção não temática realizada para sua primeira apresentação no Brasil. A coleção de Helena Fernandino e Emilio Pi é composta por 110 peças, entre instalações, projeções e vídeos, além de um arquivo de mais de 350 obras com edição limitada e copia do artista. Dentre os artistas internacionais podemos destacar obras de Marina Abramovic, Vanessa Beecroft, Willie Doherty, Tracy Emin, Douglas Gordon, Bruce Nauman, Laurence Weiner e Yang Fudong, além de espanhóis como Toni Abad, Muntadas, Sergio Prego e Fernando Sánchez Castillo. As obras selecionadas para essa mostra contam histórias, desenvolvem ações, falam de situações políticas e olham para o mundo em que vivemos. Algumas destas histórias são próximas da realidade, outras extraídas da imaginação, mas têm resultados incertos e expandem o significado de narrativa nas obras audiovisuais. Esse é seu valor intrínseco.