Cine Cleo tem exibições gratuitas de filmes de diretoras consagradas.

4 de janeiro.

Time Gap. Divulgação.

O projeto Cine Cleo começa o ano com a exibição de três produções de diretoras consagradas no cenário nacional. Na quinta (4 de janeiro), às 19 horas, a sala Conchita da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (Conic – Setor de Diversões Sul) vai receber os curtas-metragens Sobre Aquilo Que Nos Diz Respeito (8’), da carioca Cristina Miranda, o experimental Time Gap, do duo catarinense Strangoloscope (formado por Rafael Schilchting e Cláudia Cárdenas), e o premiado longa-metragem Muito Romântico, de Melissa Dullius e Gustavo Jahn (Brasil/ Alemanha). A sessão é gratuita.

O projeto é uma realização de mulheres envolvidas com a divulgação de filmes produzidos, roteirizados e dirigidos por elas. A ideia é mostrar a rica produção brasileira de realizadoras e pesquisadoras do cinema. Até agosto de 2018, os cinéfilos serão prestigiados com sessões quinzenais, sempre às quintas-feiras, no Dulcina. Em cada sessão, o Cine Cleo exibe, de graça, três produções selecionadas previamente pela equipe de curadoras. Os filmes abordam e discutem um tema em comum. Ao final, acontece um debate mediado por pesquisadoras.

A 5ª sessão do Cine Cleo chega para colocar ruídos no deslocamento, assim como propõe o tema. A começar pela exibição de Sobre Aquilo Que Nos Diz Respeito. O curta de oito minutos da carioca Cristina Miranda rememora antigas histórias de espíritos e escravos em um jardim de rostos cobertos.

Atraso, intervalo, espaço. O que o espaço contém de tempo na duração do instantâneo da imagem? O Duo Strangloscope será representado pela produção experimental Time Gap. A dupla catarinense formada por Rafael Schilchting &amp e Cláudia Cárdenas trabalha com a pesquisa do movimento, do ritmo e da composição da imagem com sons. Eles banham-se na vídeo-arte, forma de expressão artística que utiliza a tecnologia dos vídeos em artes visuais.

Para encerrar, Muito Romântico retrata memórias e fantasias que transcendem o tempo e o espaço. Na condução da história estão Melissa e Gustavo. Ambos atravessam o oceano Atlântico em busca de uma nova vida em Berlim. A dupla segue o trajeto fazendo filmes, amizades e música, mas acaba se perdendo ao descobrir um segredo que trará o medo à tona.Muito Romântico foi exibido em várias partes do mundo e ganhou o troféu filme livre da Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro. A direção é assinada por Melissa Dullius e Gustavo Jahn (Brasil/Alemanha).

Muito Romântico.

Serviço: Cine Cleo (Cineclube das mulheres)
Data: 4 de janeiro (quinta) às 19 horas
Local: Sala Conchita da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – Conic (SDS)
Entrada franca
Informações
Classificação indicativa: 16 anos.