Mostra de Cinema Espanhol Atual.

La Mujer Sin Piano. Divulgação.

A sétima Mostra de Cinema Espanhol Atual acontece de 6 a 9 de outubro no Instituto Cervantes e traça um panorama das produções de jovens diretores espanhóis recém-saídos das escolas de cinema e suas obras, premiadas nos mais tradicionais festivais do mundo, como Cannes.

Os filmes integrantes da programação já passaram por São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e mais seis cidades após as exibições em Brasília. A programação é composta por cinco produções representativas da safra de filmes realizados na Espanha em 2009 e 2010.

Los Condenados. Divulgação.

Dos filmes selecionados para a Mostra se destaca o longa: Todos Vós Sodes Capitáns (Todos são capitães), de Oliver Laxe. A produção foi rodada em Marrocos a partir de oficinas ministradas pelo cineasta à crianças marroquinas. O trabalho ganhou o prêmio Fipresci na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2010.

O ciclo é realizado pelo Instituto Cervantes em parceria com a Cinemateca Brasileira, a Embaixada da Espanha e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), para oferecer ao público o melhor da cinematografia espanhola dos últimos anos. Todos os filmes terão legendas em português.

Tres dias con la familia. Divulgação.

PROGRAMAÇÃO

06/10, quinta-feira, 19h

A Mulher Sem Piano (Javier Rebollo, 2009, 95min.)

Classificação Indicativa: 10 anos

Rosa (Carmen Machi) é uma mulher casada e para ela não existe nada comparável à íntima satisfação de ver um prato servido com admirável pontualidade na hora de comer. O filme narra 24 horas de sua vida doméstica, laboral e sexual, uma vida da qual escapa por uma noite, e conta tudo o que lhe ocorre nessa fuga, que dura apenas uma noite. Quando cai a noite, outro mundo aparece. Absurdo, humorístico e negro…

07/10, sexta-feira, 19h

Todos São Capitães (Oliver Laxe, 2010, 78min.)

Classificação Indicativa: Livre

Apresentada no Festival de Cannes dentro da sessão Quinzena de Realizadores, “Todos vós sodes capitáns”, do galego Óliver Laxe, é um ensaio visual a meio caminho entre o documental e a ficção, que ao mesmo tempo que retrata o Magrebe, relata a historia de Óliver, um professor que propõe a um grupo de crianças rodar um filme em Tanger.

Todos sois capitanes. Divulgação.

08/10, sábado

19h Todas As Canções Falam de Mim (Jonas Trueba, 2010, 107min.)

Classificação Indicativa: Livre

Filme que gira em torno do tema “amor”. Um rapaz tenta esquecer uma garota em uma história difícil de ser superada, principalmente porque a garota da qual acaba de separar-se volta uma e outra vez em cada uma das lembranças de sua vida passada, e acaba tendo a sensação de que, como diz Jonas, “todas as canções de amor falam de mim”.

21h Três Dias Com a Família (Mar Coll, 2009, 86min.)

Classificação Indicativa: 10 anos

Léa precisa voltar imediatamente a Girona, onde seu avô paterno acaba de falecer. A morte do patriarca dos “Vich i Carbó” é a desculpa perfeita para forçar a convivência entre seus descendentes. Os três dias que duram o velório e os rituais do funeral servem para mostrar o jogo de aparências e a hipocrisia típica de uma família da burguesia conservadora na qual os problemas são evidentes, mas nunca se fazem explícitos.

09/10, domingo, 19h

Os Condenados (Isaki Lacuesta, 2009, 104min.)

Classificação Indicativa: 12 anos

Dois ex-guerrilheiros se reencontram 30 anos depois em uma escavação ilegal, onde buscarão o corpo de um terceiro companheiro desaparecido desde então. A tensão e os segredos escondidos durante esse tempo aflorarão à medida que se aproximam à inesperada solução final, onde nem tudo será o que parecia ser.

Todas las Canciones. Divulgação.

Serviço: Mostra de Cinema Espanhol Atual

Data: De 6 a 9 de outubro de 2011 (quinta a domingo)

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Bloco D – Asa Sul)

Entrada Franca.