Cineclub Cervantes tem sua primeira edição em homenagem a Alejandro González Iñarritu.

Divulgação.

Renato Acha

O Instituto Cervantes inicia 2012 com projeto novo em sua programação: o Cineclube Cervantes, cujo objetivo é celebrar a riqueza e a variedade da língua e da cultura em espanhol, por meio de produções cinematográficas tradicionais e contemporâneas que representam a cultura hispano-americana.

A primeira edição é dedicada ao célebre cineasta Alejandro González Iñarritu,  o primeiro diretor mexicano a ser nominado ao Oscar e ganhador do prêmio de direção no festival de Cannes em 2006 por Babel. Os filmes serão apresentados e comentados pela historiadora e especialista em cinema Marina Gutierrez Mejía (Colômbia).

Programação:

17/01, terça-feira, 19h30


Babel (2006, 142min.)

Classificação indicativa: 13 anos

Nas distantes areias do deserto de Marrocos soa um disparo que desencadeia uma série de acontecimentos fortuitos que servirá para conectar um casal americano em sua desesperada luta pela sobrevivência com os dois meninos marroquinos responsáveis involuntários do acidente, uma babá que cruza a fronteira do México ilegalmente com dois meninos americanos e uma adolescente japonesa surda e rebelde sobre cujo pai pesa uma ordem de busca e captura.

18/01, quarta-feira, 19h30

21 gramos (2003, 125min.)
Classificação indicativa: 18 anos

O professor universitário Paul Rivers e sua esposa Mary vêem como sua relação se balanceia entre a vida e a morte. Ele está mortalmente enfermo e espera um transplante de coração, enquanto que ela quer conceber um filho seu por meio da inseminação artificial.

19/01, quinta-feira, 19h30


Amores perros (2000, 154min.)
Classificação indicativa: 16 anos

Cidade de México, um fatal acidente automobilístico. Três vidas chocam-se e nos revelam o pior da natureza humana. Octavio, um jovem adolescente, decide fugir com Susana, a esposa de seu irmão. O Cofí, seu cachorro, se transforma em um cruel veículo para conseguir o dinheiro necessário para poderem escapar juntos, complicando ainda mais um comovedor triângulo passional onde o amor clandestino se converte em um caminho sem volta.

Serviço: Cineclub Cervantes – Alejandro González Iñarritu

Data: De 17 a 19 de janeiro de 2011

Local: Instituto Cervantes (SEPS 707/907 Lote D – Asa Sul)

Entrada franca.