Mostra Cinema Atual Espanhol chega ao Cine Brasília com entrada franca.

De 18 a 22 de outubro.

Truman. Divulgação.

A Mostra Cinema Atual Espanhol chega ao Cine Brasília de 18 a 22 de outubro com entrada franca. A programação traz a produção audiovisual contemporânea da Espanha com as exibições de cinco longas-metragens, às 19:00 e às 20:50, e no final de semana (sábado e domingo) reapresentação dos filmes com exibições às 16:00, às 18:00 e às 20:00.

Com a proposta de demonstrar a diversidade cultural e linguística da Espanha e suas diferentes Comunidades Autônomas, a Mostra Cinema Atual Espanhol reúne os filmes “Truman” (2015), “Nem tudo é vigília” (2015), “A minha grande noite” (2015), “Felizes 140” (2014) e “Noite de verão em Barcelona” (2013). As produções serão exibidas em versões originais, com legendas em português.

Para a noite de abertura, na quarta (18 de outubro), o longa “Felizes 140”. A comédia dramática, narra a história de uma mulher que junta sua família e amigos na casa de campo para comemorar os 40 anos. Porém, ela tem uma notícia importante para contar a todos: ela foi sorteada na loteria e é a mais nova dona de uma grande fortuna. Então, o que era um final de semana tranquilo e amigável se converte em discussões, conflitos e, por fim, em brigas em relação ao dinheiro da aniversariante. Dirigido por Gracia Quereteja, “Felizes 140” recebeu prêmios no 33 Miami International Film Festival 2016, nos Estados Unidos, e no Festival Internacional de Punta Del Este 2016, no Uruguai. No elenco do filme, entre outros, estão Maribel Verdú, Antonio de la Torre, Eduard Fernández e Nora Navas. O filme também será exibido no domingo (22), às 20:00.

Na quinta (19 de outubro), às 19:00, é a vez de “Noite de verão em Barcelona”. O longa traz seis histórias de amor entrecruzadas, todas na noite do dia 18 de agosto de 2013, quando o cometa Rose cruzou a cidade de Barcelona oferecendo um espetáculo único e que não se repetirá por séculos. Entre elas está a de Roser, que sai com Ricard há um ano e nesse noite se encontrará com seu ex, Albert. E ainda a de Marc e Jordi, companheiros de futebol que repensam sua relação secreta. Indicado aos prêmios Feroz e Gaudí do cinema espanhol, “Noite de verão em Barcelona” tem no elenco Jan Cornet, Francesc Colomer, Joan Dausà, Laura de la Isla e Miki Esparbé, entre outros nomes. A direção é de Dani de la Orden. O título será exibido também no sábado (21), às 18:00.

Na mesma noite, às 20:50, o público da mostra confere a comédia “A minha grande noite”, que conta a história de um homem desempregado enviado para trabalhar como figurante na gravação de um programa especial de Ano Novo, em pleno agosto. Centenas de pessoas, assim como ele, passam enclausuradas uma semana e meia, dia e noite, enquanto fingem rir, festejando estupidamente a falsa chegada do novo ano. Com direção de Álex de la Iglesia, o título é estrelado por Raphael, Mario Casas, Pepón Nieto, Blanca Suárez e Santiago Segura, entre outros. O longa recebeu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator (Raphael) no Latin Beat Film Festival 2015, no Japão, entre outros. O filme também será exibido no domingo (22), às 18:00.

Já na sexta (20 de outubro), às 19:00, o festival segue com “Nem tudo é vigília”. A história do longa gira em torno de Antonio e Felisa, que vivem juntos num pequeno povoado há mais de 60 anos. Com as forças começando a fraquejar e com a saúde cada vez mais frágil, os dois veem a ameaça de ter de abandonar sua casa e ir para um lar de idosos. Delicado e sensível, o filme retrata o carinho na velhice, as noites em claro por medo da solidão, a morte e a separação do ser amado, o medo de ambos em deixar a sua vida em mãos alheias e perder a sua independência. “Nem tudo é vigília” tem direção de Hermes Paralluelo, com Antonio Paralluelo e Felisa Lou no elenco. O longa foi destaque na seleção dos festivais de San Sebastian e de Mar Del Plata, em 2014, e indicado aos Prêmios Fénix de Melhor Documental e Fotografia Documental, em 2015. O título terá exibição também no sábado (21), às 16:00.

Na segunda sessão da noite, às 20:50, será exibido “Truman”, uma comédia dramática que conta a história de Julián, um ator cinquentão, que fez o que queria durante toda a sua vida. Agora, doente, pensa fazer o mesmo em relação à sua morte. Enquanto Julián organiza o seu próprio final, Tomás, seu melhor amigo chega do Canadá de surpresa, e durante quatro intensos dias os dois amigos vivem situações peculiares, inesperadas e cômicas entre idas e vindas pela cidade. Estrelado por Ricardo Darín, Javier Cámara, Dolores Fonzi e Eduard Fernández, “Truman” é uma coprodução de Espanha e Argentina, com direção de Cesc Gay. O longa foi destaque na edição dos Prêmios Goya, equivalente espanhol do Oscar, em 2016, tendo recebido 30 troféus, entre eles de Filme, Diretor, Roteiro Original, Ator Principal (Ricardo Darín) e Ator Coadjuvante (Javier Cámara). O filme será exibido também no domingo (22), às 16:00. O longa também será exibido no domingo (22), às 16:00.

Nem tudo é vigília.

Programação:

18/10 – abertura (quarta):

> 19:00 – “Felizes 140” (2014)
Direção de Gracia Querejeta
Comédia/Drama | 98 min. | Classificação indicativa 12 anos
*Reapresentação: domingo (20), às 20:00

19/10 – (quinta):

> 19:00 – “Noite de verão em Barcelona” (2013)
Direção de Dani de la Orden
Romance | 96 min. | Classificação indicativa 14 anos
*Reapresentação: sábado (21), às 18:00
> 20:50 – “A minha grande noite” (2015)
Direção de Álex de la Iglesia
Comédia | 93 min. | Classificação indicativa 18 anos
*Reapresentação: domingo (22), às 18:00

20/10 – (sexta):

> 19:00 – “Nem tudo é vigília” (2015)
Direção de Hermes Paralluelo
Documental | 98 min. | Classificação indicativa livre
*Reapresentação: sábado (21), às 16:00
> 20:50 – “Truman” (2015)
Direção de Cesc Gay
Comédia/Drama | 103 min. | Classificação indicativa 14 anos
*Reapresentação: domingo (22), às 16:00

Sinopses:

A Minha Grande Noite, 2015. Álex de la Iglesia, Comédia, 93 min. CI. Versão original subtitulada em português. Elenco. Raphael, Mario Casas, Pepón Nieto, Blanca Suárez, Santiago Segura, Prêmios: Prêmios Feroz 2016 – Melhor Ator Coadjuvante (MarioCasas).

Sinopse: José, desempregado, é enviado pelo ETT para trabalhar como figurante na gravação de um programa especial de Ano Novo. Centenas de pessoas como ele passam uma semana e meia trancadas, dia e noite, fingindo rir, estupidamente comemorando a falsa vinda do novo ano. Alphonso, a estrela da música, é capaz de tudo para garantir que seu desempenho tenha impacto máximo. Adanne, seu antagonista, uma jovem cantora latina, é assediado por fãs que querem chantageá-la, mas o que ninguém espera é que a vida de Alphonso esteja em perigo. Existe um lugar para o amor no meio do caos incontrolável? Latin Beat Film Festival 2015 Tóquio (Japão) – Melhor diretor e melhor ator (Rapahel).

Nem tudo é Vigilia, 2015. Direção de Hermes Paralluelo; Co-produção Espanha-Colômbia 2014, documentário, 98 min. Classificação: adequado para todos os públicos. Elenco: Antonio Paralluelo e Felisa Lou.

Sinopse: Antonio e Felisa vivem juntos em uma pequena cidade de Teruel há mais de 60 anos. Suas forças começam a enfraquecer e sua saúde, cada vez mais frágil, os impede de cuidar um do outro. Como uma ameaça, aparece no horizonte a possibilidade de ter que sair de sua casa e ir a um lar de idosos. Nem tudo é Vigilia retrata o carinho na velhice, as noites dormidas por medo da solidão, a morte e a separação do amado, o medo de ambos em deixar suas vidas nas mãos dos outros e perder a independência
Prêmios: Festival de São Sebastião: seleção oficial (novos diretores) 2014: Festival Mar del Plata: Seleção Oficial Filmes 2015: Fénix Awards: Nomeado para Melhor documentário e fotografia.

Truman – Coproducão España-Argentina, 2015: Diretor Cesc Gay, Comédia / Drama, 103 min., Espanha e Argentina. CI. 14 anos. Versão original em espanhol subtitulada em português. Elenco: Ricardo Darín, Javier Cámara, Dolores Fonzi, Eduard Fernández.

Sinopse: Julian, ator dos cinquenta anos, fez o que desejou ao longo de sua vida. E agora, doente, ele planeja fazer o mesmo com sua morte. Enquanto Julian organiza seu fim, Tomás, seu melhor amigo, chega de surpresa do Canadá. Ao longo de quatro dias intensos, os dois amigos viverão situações peculiares, inesperadas e cómicas entre as idas e vindas pela cidade. Eles organizarão uma festa de despedida e improvisam uma viagem de um dia para Amsterdã para ver o filho Nico pela última vez. Mas a maior preocupação de Julian é encontrar uma nova casa para Truman, seu cachorro! Prêmios: 30 Goya Awards 2016 (5) – Melhor filme, diretor, roteiro original, ator principal (Ricardo Darín) e ator principal (Javier Cámara). Festival de San Sebastián 2015 – Concha de Plata ex aqueo (RicardoDarín e Javier Cámara) e Prêmio Feroz Zinemaldia.

Noite de verão em Barcelona. 2013. Diretor: Dani de la Orden, Romance, 96 min. Versão original em catalão subtitulada em português. Elenco: Jan Cornet, Francesc Colomer, Joan Dausà, Laura de la Isla, Miki Esparbé.

Sinopse: seis histórias de amor se entrecruzam durante a noite de 18 de agosto de 2013, quando o Comet Rose atravessa o céu da cidade. Barcelona oferece um show único que não será repetido por vários séculos. Por um lado, Joan organiza um jantar em sua casa com a desculpa de ver o cometa. Convidou seus amigos, incluindo Judit, por quem sempre foi apaixonado. Ao mesmo tempo, Guillem se apaixona pela primeira vez por Sara que está convencida de que esta noite será o fim do mundo. Em outros lugares da cidade, muitas outras história acontecem com desdobramentos surpreendentes. Prêmios: ele obteve três indicações do prêmio Gaudí para a melhor música original.

Felices 140, 2014. Diretor: Gracia Querejeta, comédia dramática, 98 min. CI: 12 anos. Elenco. Maribel Verdú, Antonio de la Torre, Eduardo Fernández, Nora Navas, Marian Álvarez, Alex O’Dogherty, Paula Cancio, Marcos Ruíz, Ginés García Millán.

Sinopse: Elia completar 40 anos e, para comemorar, ela reúne amigos e familiares em uma casa luxuosa. Ela deve dizer-lhes algo muito importante: é o a vencedora do barco de 140 milhões de dólares que Euromillón aproveitou na semana passada. A partir desse momento, a atmosfera começa a sedeteriorar, e o que, a principio, parecia vir a ser uma alegria compartilhada, logo dá lugar a todos os tipos de maquinações ficar com o dinheiro dos afortunados. Prêmios: 33 Festival Internacional de Cinema de Miami 2016 (Estados Unidos) – Knight Competition. 19 Festival Internacional de Cinema de Punta del Este 2016 (Uruguai) – Seção de Competição Internacional.

A minha grande noite.

Serviço: Mostra de Cinema Atual Espanhol 2017
Data: De 18 a 22 de outubro
Local: Cine Brasília (EQS 106/107)
Entrada franca
Informações: brasilia.cervantes.es