Mostra do Cinema Atual Espanhol.

Primos. Divulgação.
Primos. Divulgação.

A Mostra do Cinema Atual Espanhol exibe títulos da recente cinematografia espanhola no Instituto Cervantes Brasília, de 7 a 10 de outubro. A programação traz cinco produções de jovens espanhóis, recém-formados pelas escolas de cinema e que tiveram obras premiadas no Festival de Goya e o Festival de Málaga. Os temas variam do conteúdo social às comédias e passam pelo cinema histórico.

A ideia é dar ênfase às distintas maneiras nas quais o cinema espanhol busca explicar o mundo no qual se produz e ao que procura dirigir-se.

Programação:

07/10, segunda-feira, 19h

Primos

Diego (Quim Gutiérrez) foi abandonado pela noiva Yolanda (Nuria Gago) cinco dias antes do casamento. A fim de superar esta desilusão amorosa, o que é mais maduro e sensato a fazer?  1.- Se apresentar na igreja no dia do casamento caso ela se arrependa. 2.-Beber todas e meter o pau em tudo em companhia de seus primos Julián (Raúl Arévalo) e José Miguel (Adrián Lastra). 3.- Viajar com seus primos para as festas de Comillas, uma cidade do interior onde passavam o verão na infância e ali reecontrar com Martina (Inma Cuesta), o amor da sua adolescência.
Daniel Sánchez Arévalo, 2011, 97min. Classificação indicativa: 7 anos

08/10, terça-feira, 19h

Enquanto Dormes

César trabalha como porteiro em um prédio. Embora não seja o melhor trabalho do mundo, a verdade é que não o trocaria por nenhum outro, já que este lhe permite conhecer a fundo todos os inquilinos do imóvel, seus movimentos e hábitos. Ele controla as idas e vindas, descobre pontos fracos e segredos. Assim, se quisesse, poderia interferir na vida destas pessoas como se fosse Deus, sem levantar suspeitas. César tem um jogo secreto: gosta de magoar, mover as peças necessárias para criar dor em seu redor. A nova vizinha do 5ºB sorri, entra e sai todos os dias radiante, cheia de luz, convertendo-se assim na sua próxima vítima. O jogo de César vai começar a complicar-se, tornando-se imprevisível. Perigoso. Se não tiver cuidado, pode inclusive voltar-se contra ele.
Jaume Balagueró, 2011, 107min. Classificação indicativa: 16 anos

09/10, quarta-feira, 19h

Não Haverá Paz para os Maldosos

Em Madri, no início do século, o inspetor de polícia Santos Trinidad retorna à sua casa muito bêbado. Se verá envolvido em um assassinato triplo. Porém, há um suspeito que consegue escapar e que poderia incriminá-lo.
Enrique Urbizu, 2011, 104min. Classificação indicativa : 12 anos

 

10/10, quinta-feira, 19h

Não Tenha Medo

Silvia é uma jovem marcada por uma infância obscura. Com apenas vinte anos, ele decide reconstruir sua vida e enfrentar as pessoas, sentimentos e emoções que a mantém ligada ao passado. E, em sua luta contra a adversidade, contra si mesma, vai aprender a controlar seus medos e se tornar uma mulher adulta, dona de suas ações.
Montxo Armendáriz, 2001, 98min. Classificação indicativa: 16 anos

 

 11/10, sexta-feira, 19h
Arriya

Arriya (Stone) é um olhar para o nosso tempo, ao povo Vasco, uma chamada à esperança desde um presente preso no ônibus, em uma pesada pedra que subjaze desde o início da memória. Maria busca Peru pelas ruas da aldeia, com a boina que este se perdeu no caminho. A família de Peru e Maria selam um confronto, uma disputa que representa, em uma viagem sem volta, o futuro da aldeia e seus habitantes.
Alberto Gorritiberea, 2001, 101min. Classificação indicativa: Livre

Arriya.
Arriya.

Serviço: Mostra de Cinema Atual Espanhol
Data: De 7 a 11 de outubro, sempre às 19 horas

Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes – SEPS 707/907 Sul

Classificação Indicativa: Atentar aos dias de exibição

Entrada Franca
Informações: 3242-0603
Site: http://brasilia.cervantes.es