O cinema brasileiro da última década ganha mostra gratuita online

De 22 a 30 de abril.

“Vaga Carne”. Divulgação.

A Mostra Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares está no ar de 22 a 30 de abril no site 10olhares.com As exibições online são gratuitas. Trata-se da terceira parte da retrospectiva iniciada em 2001 que agora resgata parte importante da filmografia nacional da última década em vários olhares.

“Martírio”. Foto: Ernesto de Carvalho.

A programação tem 75 filmes (43 longas e 28 curtas) e 10 debates. O festival ainda traz debates gravados com os curadores e curadoras de cada segmento e especialistas nos temas. A lista de títulos passou pelo crivo de Carol Almeida, Cleber Eduardo, Erly Vieira Jr, Heitor Augusto, Janaína Oliveira, Kênia Freitas, Leonardo Bonfim, Pedro Azevedo e Rafael Parrode.

“Meu Nome é Bagdá”.

Serão exibidos filmes como “Vaga Carne”, “As Boas Maneiras”, “Praia do Futuro”, “Meu nome é Bagdá”, “Inferninho”, “Martírio” e “Um Filme de Verão”. A programação completa está disponível no site.

“As boas maneiras”.

O cinema da última década teve apoio de políticas públicas que permitiram investimentos na cadeira cinematográfica da produção à distribuição. Um número inédito de longas e curtas integraram festivais internacionais. Além disto, realizadores mulheres, negros e indígenas dirigiram diversas obras.

“A cidade é uma só?”.

Na segunda metade da década, no entanto, o país passou por um turbilhão de mudanças políticas e sociais, que, novamente, refletiram e influenciaram o cinema, culminando num governo de extrema-direita que, por meio de suas ações, promove um desmonte sistemático das instituições voltadas para a educação e cultura. Nesse sentido, a mostra traça um painel de um país em transformação, nem sempre para melhor.

“Praia do futuro”.