“Circuito Muralha” revitaliza prédios públicos com o grafite e promove oficina no Céu das Artes

Oficina em 21 de maio.

Divulgação.

O Circuito Muralha dá nova vida a áreas urbanas e promove o trabalho de grafiteiros do DF. A primeira edição do projeto está em curso no Recanto das Emas, onde dez artistas revitalizam edifícios públicos e realizam a Oficina de Grafitti ministrada por Odrus, Key Amorim e Soneka no Céu das Artes no dia 21 de maio.

Vale ressaltar que a oficina com Odrus, artista surdo, terá tradução em Libras e será uma oportunidade de inserir alunos e a comunidade surda da comunidade no universo do Hip Hop e a cultura do Grafitti.

As oficinas são baseadas na acessibilidade cultural com prioridade de parte das vagas para jovens das escolas públicas da região, com metodologia própria de cada oficineiro baseado em história, teoria e prática.

O projeto tem o patrocínio do FAC e Secretaria de Economia Criativa do DF e a proponente Naiana Alves destaca a importância de participar de vários eventos em todo Brasil de grande escala em muros, paredes, empenas e a necessidade de criar um projeto neste formato aqui no DF:

“O Circuito Muralha foca na pintura de alguns prédios no Recanto das Emas de forma simultânea. Foram escolhidos dez artistas locais de renome, cinco mulheres e cinco homens. O evento surgiu da necessidade temos de poder pintar em grande escala. Em Brasília isto ainda é algo recente. Temos grandes pinturas no Plano Piloto, mas em cidades periféricas ainda são escassas porque demandam certa grana para serem executadas. O projeto dá todo o suporte para os artistas e fortalece seus portfolios para que possam acessar eventos de muralismo no Brasil e no mundo.”

O objetivo fortalecer o espírito da coletividade e o fortalecimento da arte de grafitar no Recanto das Emas, local carente de cultura e incentivo, marcada também por vandalismo através de depredação do patrimônio com pichações e outros meios. Foi idealizado para fins socioeducativos, de conscientização, arte e revitalização.

Naiana Alves, também conhecida como Nati, é artista e grafiteira e atuante na cultura Hip Hop desde 2006. Foi iniciada pelo sonho poder realizar uma cena que inspira outras mulheres. Participante de vários projetos socioculturais e eventos de Graffiti pelo Brasil. Com imagens espalhadas por diversos pontos da cidade, sempre com personagens femininas, com estilo que alia fantasia, moda, literatura, cinema, teatro e fotografia, referenciais para ambientes lúdicos onde estas mulheres ganham um olhar melancólico e forte.

Projeto Circuito Muralha
De 07 a 13/05 no Recanto das Emas
Local: Quadra 111 – Lote 14 e Quadra 305 – Lote 5


Oficina de Grafitti com os grafiteiros Key, Odrus e Soneka
@odrusone, @keyamorim e @makina_de_rabisko
Dia 21/05 das 14h às 18h
Endereço: Quadra 113 – Lote 9 – Recanto das Emas
Informações e inscrições: @instagram.com/circuitomuralha