Mergulho no movimento das imagens.

Circuladô André Parente Foto Everton Ballardin 2

Renato Acha

O Complexo Cultural Funarte recebe a exposição “Circuladô”, de André Parente, de 14 de fevereiro a 23 de março, na Galeria Fayga Ostrower. O artista e teórico do cinema e novas mídias, apresenta uma obra que sintetiza e reunião destes conhecimentos.

A videoinstalação convida o espectador a um mergulho em imagens de arquivo que assumem um caráter mutável. No centro da galeria há um totem com um controlador de multimídia (giroscópio). Ao acionar o controle, o espectador promove o deslocamento da imagem e do som, para frente ou para trás. A velocidade do giro dos personagens também pode ser controlada. O resultado são imagens projetadas em círculo.

Cada espectador interage com o “giroscópio” de maneira peculiar. A ideia é que se possa vivenciar, por meio de uma imagem híbrida, uma experiência de suspensão, que remete à hipnose em um espaço circular. O rodopio do dispositivo movimenta os personagens e reinventa as formas recriando a obra a cada fruição. As imagens são loops extraídos de filmes, com personagens que giram em torno do seu próprio eixo, em situações limites de loucura, transe, morte e destino.

A abertura da mostra acontece no dia 13 de fevereiro (quinta), às 19 horas. Haverá visita guiada com o artista. A exposição poderá ser visitada de segunda a domingo, das 9 às 21 horas. A entrada é gratuita.

Circuladô André Parente Foto Everton Ballardin

Serviço: Circuladô, de André Parente
Local: Galeria Fayga Ostrower – Complexo Cultural Funarte Brasília
(Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural – entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Abertura: 13 de fevereiro (quinta), às 19 horas
Visitação: De 14 de fevereiro a 16 de março
De segunda a domingo, das 9 às 21 horas
Lançamento do catálogo: 23 de março de 2014 das 17 às 20 horas
Entrada Gratuita
Informações (61) 32333076/ 33222029
atosvisuais@funarte.gov.br
www.funarte.gov.br