Mostra virtual apresenta poemas animados para Augusto de Campos

A partir de 15 de abril.

Vivário. Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo. Divulgação.

Casa das Rosas inaugura sua nova exposição virtual intitulada Clip-poemas para Augusto de Campos a partir do dia 15 de abril. A ação homenageia o 90º aniversário do poeta.

São dez 10 poemas animados, realizados por poetas como Ana Aly, Anderson Gomes, André Vallias, Arthur Lungov, Daniel Minchoni, Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo, Gil Jorge, Julio Mendonça, Lucio Agra e Patrícia Lino.

A mostra é virtual e poderá ser acessada no Instagram da Casa das Rosas com duas publicações de vídeo por semana.

Além de apresentar os trabalhos de poetas contemporâneos, a intenção da mostra é homenagear Augusto de Campos. Também conhecido no Instagram como Poetamenos, dedicou uma parte importante da sua carreira no desenvolvimento da poesia “verbivocovisual”, expressão colhida do escritor James Joyce, que consiste em explorar a poesia em sua dimensão semântica, sonora e visual. Um dos primeiros exemplos deste tipo de trabalho poético é a série de poemas “Poetamenos”, de 1952. Em sua obra, Augusto investiga diversos formatos e suportes, que incluem painéis eletrônicos, holografias e animações digitais, como acontece com os clip-poemas.

A Casa das Rosas é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis.

Exposição “Clip-poemas para Augusto de Campos”
Ações virtuais: A partir de 15 de abril No Instagram da Casa das Rosas
Artistas: Ana Aly, Anderson Gomes, André Vallias, Arthur Lungov, Daniel Minchoni, Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo, Gil Jorge, Julio Mendonça, Lucio Agra e Patrícia Lino.