Museu Nacional recebe lançamento de livro do artista plástico Glenio Lima.

15 de fevereiro.


Glenio Lima nasceu em Tocantins e mora em Brasília desde 1960. E foi daqui que o artista partiu rumo ao México, para desenvolver um trabalho de residência artística de quatro meses, junto a outros 39 artistas ibero-americanos de 16 países. A vivência foi parte da terceira edição do Programa de Residências Artísticas para Criadores da Iberoamérica e do Haiti no México, em 2010, e seus resultados podem ser conferidos no livro Códice, cujo lançamento acontece dia 15 de fevereiro (quarta), às 19 horas, no Anexo do Museu Nacional de Brasília.

 

Na cidade mexicana de Oaxaca, capital do Estado de mesmo nome, o artista plástico mergulhou na cultura e sociedade locais para desenvolver um projeto de pintura de grandes formatos que tinha como temática a arte dos contemporâneos Yanomami do Brasil e os pré-hispânicos Mixteca do México. A cidade onde o artista se instalou é também o lugar onde ainda habitam algumas comunidades de povos pré–hispânicos, que ainda preservam suas antigas culturas, aprofundando e enriquecendo ainda mais o trabalho de Glenio.

Nos meses que passou criando em Oaxaca, o artista trabalhou com têmperas com pigmentos minerais, tintas industriais acrílicas e terras encontradas na região para produzir, entre outras obras, quatro painéis de pintura sobre telas de 200 x 200cm. Um diferencial do trabalho de Glenio foi usar a casa dos moradores como galeria de exibição das peças que desenvolveu. Assim, foi possível imergir ainda mais naquele contexto cultural e amarrar o conceito do projeto: “A ideia era aproveitar o ambiente natural das moradias e criar um cenário para compor, com cada pintura, um retrato de família.” – diz o artista.

O livro “Códice” é o resultado de uma série de fotografias (de pessoas, lugares e das obras produzidas) e relatos do artista, onde ele conta sua história e sua trajetória em terras mexicanas. Com sensibilidade e técnicas impecáveis, os registros expõem a magia e também os desafios de sua vivência e de seu trabalho no país. O livro, que tem apresentação do Fundo de Apoio à Cultura do Governo de Brasília, tem lançamento a ser realizado na Cidade do México, ainda em 2017.

Serviço: Lançamento do livro “Códice”, de Glenio Lima
Data: 15 de fevereiro (quarta), às 19 horas
Local: Anexo do Museu Nacional de Brasília
Entrada Franca
Ficha técnica: Autor: Glenio Lima – Editora do autor
Em cores, capa dura, 140 páginas
Formato: 28 x 23 cm
Três idiomas: Português, Espanhol e Inglês
Preço: R$ 90,00
Livros à venda no Mercado Livre e na Banca da Conceição (308 Sul).