A mostra “Coemergência” bate recorde de público no STJ e ganha visita orientada nesta quinta.

Até 20 de maio.

Foto Paulo Penna da Costa 3
A mostra Coemergência de Paulo Penna permanece em cartaz até 20 de maio no Espaço Cultural STJ. Nesta quinta (12 de maio) o artista promove uma visita orientada, de 18 às 20 horas, para quem esejar conhecer as quatro séries da exposição, que foi aberta pela Ministra Vice-Presidente do STJ, Laurita Vaz, e seis ministros do Tribunal com a presença de 250 convidados.

Trata-se da exposição individual de maior publico no STJ. Com curadoria de Leliane Macedo de Souza, traz 55 fotografias inéditas. O fundamento é o parâmetro fotométrico do tempo. A linha de trabalho do fotógrafo Paulo Penna prima por construir as imagens na máquina fotográfica com os recursos da fotometria e pintura com a luz.

Divulgação.
Divulgação.

Foto Paulo Penna da Costa 4
“A experiência da Coemergência é uma prática ligada a estudos de meditação. Tive o primeiro contato com este conceito filosófico num curso com um Lama Tibetano, chamado Padma Santem, que administra muitas palestras em Brasília pelo instituto que fundou, chamado CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva). Basicamente, Coemergência é uma propriedade exercida na mente humana, onde existe uma dimensão construtora luminosa, que vai dando significado às coisas em plena liberdade natural, habilidade de que todos nós dispomos, mas que não exercitamos. Por isto, ressaltamos a importância da arte como ferramenta para esta expansão da plasticidade mental. Portanto, exercitar esta conexão com objetos ao nosso redor, pelo significado que vamos dando (as classificações) de acordo com nossos registros internos, das experiências que vamos armazenando, é que se traduz nas nossas coemergências. Nesta exposição, proponho ao observador um confronto com imagens intrigantes e enigmáticas, convido-o a embarcar em uma conexão emocional e transcendente com as fotografias, através de uma contemplação distante das fronteiras dos julgamentos formais”. Convida o artista Paulo Penna.

Foto Paulo Penna da Costa 2
Serviço: Mostra fotográfica “Coemergência” de Paulo Penna
Local: Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça – STJ (SAFS – Quadra 6 – Lote 1 – Trecho III – Edifício dos Plenários – 2o andar/Mezanino)
Visitação: Até 20 de maio
De segunda a sexta, de 9 às 19 horas
Informações: (61) 3319-8460 e 3319-8373
espaco.cultural@stj.jus.br
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.