Inscrições abertas para o coLABORATORIO 2011 BSB .

PANAROMA DANÇA 2011

Como atividade paralela do PANORAMA DANÇA 2011, estão abertas as inscrições para o projeto coLABoratorio 2011 BSB, programa de residências artísticas e laboratório de criação coletiva.

Os candidatos devem ser intérpretes-criadores com pelo menos 1 trabalho desenvolvido; não serão escolhidos artistas estreantes ou estudantes universitários. Podem se inscrever artistas oriundos das artes visuais ou artes cênicas. A seleção ficará a critério de uma comissão avaliadora.

A inscrição de pessoas de outros estados ou países é permitida, mas o programa não se responsabiliza pelo custeio de hospedagem e despesas de alimentação e transporte.

Quando: de 24 de outubro a 20 de novembro de 2011

Horário: de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h. Sábado, das 10h às 13h. Cada participante deverá ter disponibilidade para trabalhar 2 períodos a mais para desenvolver projetos com seu grupo, haverá salas disponíveis de manhã e à noite.

Inscrições: de 11 a 21 de outubro

Número de vagas: 10

Local das atividades: Centro de Dança, CCBB e outro espaço a ser definido.

Bolsa-auxílio: R$ 723,00 (setecentos e vinte e três reais)

Contato para inscrição: oficinas@panoramafestival.com

www.panoramafestival.com

SOBRE O COLABORATORIO 2011 Brasília:

O projeto tem duração de 1 (um) mês e consiste num programa de 2 (duas) residências artísticas entre os artistas-bolsistas selecionados e coreógrafos convidados: Jorge Alencar (Salvador) e Denise Stutz (Rio de Janeiro).

Cada residência terá horários de trabalho em grupo sob a coordenação do coreógrafo convidado e horários de ensaios e desenvolvimento dos projetos dos artistas-bolsistas. Os coreógrafos convidados terão como objetivo facilitar a produção artística no grupo, ora dando orientação, ora colaborando com troca de conteúdo. Além de propor dinâmicas que facilitem a integração e criação colaborativa.

Os trabalhos desenvolvidos no coLABoratorio têm por característica a criação em colaboração. Durante o processo, os artistas deverão encontrar parceiros de trabalho, a fim de formarem grupos e desenvolverem propostas de criação coletiva. Durante cada residência, os artistas poderão fazer pequenas apresentações públicas de processos, em formato livre.

SOBRE O PROJETO:

O projeto coLABoratorio teve sua primeira edição em 2006/2007, durante os festivais Panorama de Dança, FID – Fórum Internacional de Dança de Belo Horizonte e Bienal Internacional de Dança do Ceará, numa iniciativa de intercâmbio entre coreógrafos de diferentes nacionalidades, especialmente da América Latina e Europa. Na edição 2009/2010, o coLABoratorio ampliou sua área de intercâmbio – entre América Latina, Europa e África – e o projeto aconteceu simultaneamente no Rio de Janeiro e em Teresina. O objetivo do programa é promover espaço para debate de questões relativas à dança contemporânea, suas práticas e problemas, e incentivar artistas a trabalharem juntos em projetos de criação.

SOBRE A BOLSA- AUXIÍLIO:

A bolsa-auxílio é uma maneira de auxiliar nos custos de transporte e alimentação dos artistas durante o programa. Ela não pressupõe nenhum vínculo de trabalho, nem é valorada como um cachê. Mas acreditamos que esse auxílio é importante como um retorno financeiro para os artistas, garante seu comprometimento e apresenta um suporte durante o período do programa.

O pagamento da bolsa está vinculado à participação do artista em todas as fases, no horário pré-estabelecido dos encontros docoLABoratorio. A bolsa pode ser cancelada e o artista desligado do projeto caso não cumpra sua participação.

SOBRE OS COORDENADORES:

Denise Stutz iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975, junto com outros dez bailarinos, fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção. Há dez anos cria e interpreta suas próprias obras, com grande circulação nacional e internacional. A parceria com o artista visual carioca Felipe Ribeiro, autor de diversas peças de vídeo e cinema, rendeu os espetáculos Justo uma imagem e o infantil Espalha pra geral.

Jorge Alencar (Salvador – BA) é criador em dança, teatro e audiovisual. Bacharel em Comunicação pela UCSAL, é também graduado em Licenciatura em Dança pela Escola de Dança da UFBA e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC – UFBA). Dentre as diferentes criações que desenvolveu estão: a videodança Sensações Contrárias (Rumos Itaú Cultural Dança 2006/2007, Prêmio de melhor vídeo experimental no Festival de Gramado cine-vídeo em 2007); o curta-metragem de animação Miúda e o Guarda-chuva(Projeto Anima TV do Ministério da Cultura, selecionado pelo Festival Internacional du Film D’Animation de Annecy – França); A Mulher-Gorila (Ateliê de Coreógrafos Brasileiros 2006, Festival Move Berlim 2009 – Alemanha) e a instalação coreográfica Um Dente Chamado Bico (2010) feita em colaboração com Sheila Ribeiro/dona orpheline. Diretor artístico do Dimenti desde 1998, Jorge é ainda curador e coordenador do encontro de dança realizado em Salvador (BA) Interação e Conectividade.