Obras em movimento no projeto Coletivo com Arte.

Obras de Milton Marques, Tuttaméia (Fernando Aquino e Márcio Mota), Lêda Watson, Glenio Bianchetti, Clarice Gonçalves e Galeno. Foto: Fábio Baroli.

Renato Acha

O projeto Coletivo com Arte promove um deslocamento da arte comumente exposta em galerias e museus para a rua, por meio da apresentação de obras de seis artistas, que circulam pela cidade em sessenta busdoors, adesivos comumente utilizados para o anúncios de peças publicitárias.

A iniciativa dialoga muito bem com a proposta arquitetônica de Brasília, cidade nascida sob o signo da arte, surgida de traços de artistas e repleta de obras de arte expostas a céu aberto.

O Acha Brasília conversou com Nuara Vicentini, uma das idealizadoras do projeto, que revelou mais detalhes sobre a ação, a seleção dos artistas e os desdobramentos para o futuro.

"E todo homem honrado professa, de resto, o aperfei-çoamento da espécie", de Clarice Gonçalves. Óleo sobre tela | 60x70 cm | 2010. Divulgação.

Acha – Me fale sobre como surgiu a ideia deste projeto inovador.

Nuara Vicentini – O Coletivo com Arte surgiu da adaptação de um projeto que acontecia em Pelotas, no período em que morei lá. Na verdade, o que nos interessou foi o fato da Arte estar na rua, no cotidiano, arte gratuita e inserida no contexto do “comum”, do dia a dia. E no caso do Coletivo (ônibus) o mais interessante, é que a imagem circula, transita entre nós, imergindo na nossa vida, no nosso repertório visual e sensível. E essa configuração de imersão, sugere uma intervenção urbana, que tem dimensão e se adapta ao contexto urbano.

Agora, é importante lembrar que o projeto não consiste apenas na circulação da imagens no busdoor, mas ele é composto de três tipos de acessibilidade às  obras desse artistas: os ônibus, os 48.000 (quarenta e oito mil) postais que estão sendo distribuídos gratuitamente, nos terminais rodoviários de várias cidades satélites e plano piloto,  nos locais parceiros, além da UnB e o blog do Coletivo. Este último tem como objetivo, se tornar um espaço de discussão, sugestão, crítica, diálogo e informação. Na frente dos postais estão as imagens disponibilizadas nos 60 ônibus que estão circulando pelo DF, e no verso, estão algumas informações sobre o artista e sobre o coletivo.

Para completar a proposta do Coletivo com Arte, haverá uma mesa redonda com os artistas convidados do projeto, o Coletivo (nós da organização do projeto), a professora Bia Medeiros e a Diretora da CAL. Acontecerá na Casa da Cultura da América Latina, no dia 27 de junho às 19 horas, gratuitamente.

Este nome Coletivo se atribui tanto ao nome do projeto, quanto ao grupo que o executou, que é formado por: Nuara Vicentini (idealizadora e coordenadora do projeto); Nina Bianchetti (assessora de comunicação); Fábio Baroli (programador visual); Luiza Mader Paladino (produtora) e Rebeca Damian (produtora). Outra coisa é que, por mais que tenha havido uma idéia inicial bem estruturada do projeto, ele só foi possível pela sua continuidade Coletiva também, afinal, todos os outros componentes contribuíram para o enriquecimento e aprimoramento da idéia.

"Painel da Igrejinha" (detalhe) de Galeno. Óleo sobre madeira | 700 x 500 cm | 2009 - Fotografia: Lilian Leão. Divulgação.

Acha – Como foi a seleção dos artistas?

Nuara Vicentini – A escolha dos artistas foi o mais complicado talvez, porque,  como selecionar seis artistas dentre tantos ótimos artistas da cidade. Como todos os integrantes do Coletivo transitam no meio das artes, fizemos o seguinte: primeiro definimos o conceito da escolha dos artistas, onde, a máxima, era a diversidade e isso permeou todo o projeto. Diversidade de gerações, de gêneros e de linguagens artísticas.

Outra questão de antemão ao convite dos artistas, foi a decisão de que queríamos mostrar a arte e os artistas de Brasília, nesse projeto piloto. Acreditamos que é de grande importância para qualquer sociedade, comunidade se re-conhecer. Por isso partindo do local para o global. A partir dessas decisões conceituais tomadas, cada integrante do projeto, escreveu num papel o nome de artistas da cidade, dois de cada geração, tentando equilibrar na escolha de gêneros e de preferência optando por várias linguagens.

Depois disso juntamos todas as indicações, muitas eram comuns, outras tivemos que repensar e depois de escolhidos, entramos em contato com todos eles. Se a escolha deles foi o mais difícil em contrapartida o mais fácil foi a aceitação por parte dos artistas convidados, pois todos eles aderiram a proposta de imediato e se apaixonaram tanto pelo projeto como nós do Coletivo.

"Matissiana" de Glênio Bianchetti. Acrílica sobre tela | 110 x 160 cm | 2004. Divulgação.

Acha – Quais os desdobramentos para o futuro?

Nuara Vicentini – Bom, como desdobramentos futuros gostaríamos e pretendemos que o Coletivo tenha uma boa aceitação e que possa ser um projeto contínuo em Brasília, de modo que acreditamos na potencialidade do projeto ser incorporado, de fato, à nossa cultura local. Caso isso aconteça a nossa meta é ampliar o projeto como um todo, ou seja, o número de ônibus coletivos circulando com as imagens de nossos artistas, consequentemente o número de rotas pelo DF, o número de artistas participantes e futuramente ampliar a proposta para artistas nacionais e quem sabe internacionais, sempre garantindo o espaço dos artistas locais. Lembramos que este é o projeto piloto, sendo assim, nós do Coletivo, após o término dessa edição, reavaliaremos todo o processo, mantendo assim o que foi positivo e reformulando o que puder ser melhorado.

"Os Encantamentos da Natureza", de Lêda Watson. Água forte, água tinta, relevo e rolo sobre relevo em duas placas de cobre | 56 x 76 cm | 1975. Divulgação.

Lembramos também que estamos realizando um mini-curta documentário do projeto, pela empresa Muruá e que esse documentário será veiculado no fechamento do projeto, que acontecerá na Rodoviária do Plano Piloto no dia 11 de julho às  18 horas. O projeto tem patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da Secretaria de Cultura do DF, apoio da CAL/DEx/UnB, do Coletivo Muruá, da Sete Sign – Comunicação DigitalPastelaria Viçosa.

Sem título, de Milton Marques. Imagem digital | Dimensões variáveis | 2011. Divulgação.

Serviço: Mesa-redonda com a presença dos artistas convidados, Glenio Bianchetti, Lêda Watson, Galeno, Milton Marques, TuTTaméia (Márcio Mota e Fernando Aquino) e Clarice Gonçalves.

No encontro, será apresentado o Projeto e debatidas questões sobre arte urbana, democratização, divulgação e fomento das artes visuais.  A mesa contará, ainda, com a presença da professora da UnB, Dra Maria Beatriz de Medeiros, e da diretora da CAL, Dra Ana Queiroz.

Data: 27 de junho de 2011 (segunda) às 19 horas

Local: Auditório da CAL (Setor Comercial Sul, Quadra 04, Edifício Anápolis, térreo)

O evento é aberto e gratuito.

Informações: Nina Bianchetti : 3321 5811 / 9618-5997

coletivocomarte.blogspot.com

"Fuleragem campestre", de Tuttaméia. Técnica mixuruca | Dimensões variáveis | 2011. Divulgação.