Brasília sedia a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial.

    De 25 de julho a 3 de agosto, Brasília, no ano de seu cinquentenário, sediará a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão. A primeira foi em 1988, um ano após o seu reconhecimento como Patrimônio Mundial.

    A 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Cultural Mundial será uma reunião de 12 dias, ocasião em que mais de 180 delegações dos países participantes vão discutir sobre as novas candidaturas de inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, além de analisar o estado de conservação e de risco daqueles que já são declarados Patrimônio da Humanidade.

    O ministro da Cultura, Juca Ferreira, é o atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial. Estima-se que cerca de 800 representantes de todos os países estejam em Brasília para a reunião.

    Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural – O Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, promoverá o Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural, entre os próximos dias 16 e 26 de julho. A iniciativa tem início dez dias antes da 34ª Reunião e terá a participação de 45 jovens de 18 a 24 anos, de diversos países, selecionados segundo a avaliação de pequenos projetos educativos de sua autoria, voltados a temas do Patrimônio Cultural.

    Serão 27 representantes selecionados de cada um dos estados brasileiros e mais 18 provenientes dos países convidados de idioma português ou espanhol da América do Sul, África, Ásia e Europa. São eles Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste. Com a exceção de Portugal e Espanha, a abrangência do encontro adota como base o conjunto de países que serão atendidos pelo Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, unidade de referência internacional reconhecida pela Unesco. O Centro está em fase de implantação no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.