Concertos didáticos circulam por escolas públicas do DF.

Foto:  Rafael Lavenère. Divulgação.
Foto: Rafael Lavenère. Divulgação.

O projeto Brasil, País de Todos os Ritmos! vai promover a circulação de concertos didáticos por escolas públicas do Distrito Federal durante o mês de dezembro de 2015. O Brasil e um país tão rico quanto diverso em suas tradições rítmicas, fato que deveria incentivar o estimulo musical a ser desenvolvido nas escolas, dada a grande lacuna existente no ensino de música nas escolas públicas regulares.

De olho nisto, o projeto “Concertos Didáticos” vai estimular a brasilidade por meio da apreciação musical, com base na transversalidade de conteúdo entre disciplinas como Artes, História e Literatura.

As atividades visam incentivar a formação de uma plateia atenta e crítica, de onde podem, eventualmente, surgir futuros talentos, que podem ter o projeto como importante referência na trilha da profissionalização musical, em contraponto a possíveis comportamentos sociais de risco, fatores comuns em determinadas localidades do DF.

A primeira etapa comportara três participantes: a Escola do Núcleo Rural Casa Grande, no Gama, em 10 de dezembro; o CED 11, em Ceilândia, em 16 de dezembro; e o CED Condomínio Estância III, em Planaltina, em 17 de dezembro.

Todas as escolas receberão uma palestra-show, realizada pelo Quarteto Marakamundi de música instrumental, composto por Gê Mendonça no baixo, Ticho Lavenère na bateria, Daniel Baker nos teclados e Tex no violão e guitarra, e pelos músicos convidados: o rapper Higo Melo, o percussionista George Lacerda e o sanfoneiro Enos Marcellino. Com o auxílio de uma cartilha ilustrada, com linguagem acessível, serão abordados diferentes ritmos brasileiros como o Baião, o Samba, o Frevo, o Maracatu, o Carimbó e o Catira, entre outros.

O programa educativo vai aprimorar a comunicação do conteúdo, com foco nos seus elementos históricos e estéticos e as suas relações com as tradições da dança e da cultura popular no seu aspecto mais amplo, como uma lente de aumento que vai ampliar a visão dos alunos e educadores para dentro deste rico universo criativo, para reconhecê-lo e dele se apropriar como seu patrimônio.

O projeto não poderia deixar de dar ênfase a veiculação de mensagens de caráter socioambiental que incentivem a Responsabilidade Social e a promoção de ações como a Coleta Seletiva de Lixo, a Redução, a Reciclagem e o Reaproveitamento de material de consumo, assim como o uso consciente da água e outros recursos naturais. Neste sentido, além da inserção destes temas na cartilha e na fala dos músicos palestrantes, serão doados e instalados nas escolas participantes, conjuntos de lixeiras para coleta seletiva.

O público-alvo do projeto é composto por estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) no turno noturno das escolas participantes. A faixa etária varia de 15 a 65 anos, ou mais. Trata-se de um público carente de programações extracurriculares, principalmente no que concerne à cultura.

O projeto foi idealizado por Patrício de Lavenère Bastos (Mestre em Educação Musical pela Universidade de Brasília e professor na Escola de Música de Brasília). Concertos Didáticos – Brasil, País de Todos os Ritmos! tem o patrocínio da Petrobras, Petróleo Brasileiro S/A, empresa que apoia e incentiva ações inovadoras que valorizam a cultura e o patrimônio cultural do pais, aliando educação e cultura em prol de uma proposta de construção de conhecimento através da nossa história.

Concertos Didáticos – Brasil, País de Todos os Ritmos! conta, ainda, com o apoio do Sindicato dos Professores no Distrito Federal – SINPRO-DF, e é uma realização da Sill Produções, atuante na produção cultural local há mais de 18 anos.

Sobre a Metodologia:

Com o intuito de oferecer uma experiência mais significativa sobre os ritmos apresentados, a performance dos músicos será concomitante com apresentações das danças respectivas, por duplas de dançarinos do Estudio de dança By Cia, e pelo grupo de capoeira angola Nzinga.

Os estudantes serão estimulados a participar de um bate-papo sobre os temas tratados, destacando as experiências, informações e conhecimentos que já têm sobre os ritmos apresentados. Serão abordadas as características do estilo musical em questão, contextualizando e apontando sua importância e peculiaridades. Serão destacados sua história, seus principais compositores e intérpretes e suas relações com a dança e com a cultura popular no seu aspecto mais amplo.

Do ponto de vista da estética musical, serão abordados conceitos básicos como Tocar em Grupo, Melodia, Harmonia, Ritmo, Composição, Autoria, Interpretação, Arranjo, Métrica, Andamento, Timbre, Dinâmica, Características do Som e outros conceitos que poderão surgir por contribuição dos estudantes.

Sobre a Cartilha:

A cartilha sobre os ritmos brasileiros será produzida exclusivamente para este projeto, em linguagem acessível e com a veiculação de mensagens de cunho ecológico.

Parte de seu conteúdo será transversalizada no currículo de disciplinas como Artes, História e Literatura, nas semanas que precedem o evento, por meio de atividades pedagógicas que serão preparadas pelos professores das escolas, em conjunto com o professor proponente do projeto. Na semana que sucede o evento, será realizado um concurso de Redações sobre os temas abordados, cujas redações vencedoras serão premiadas com tablets.

Sobre o Marakamundi:

O Quarteto Marakamundi é um grupo brasiliense de música instrumental autoral, que há quase duas décadas atua em shows e oficinas de música no Brasil e em países como Alemanha, Portugal, Suíça e Estados Unidos. Maraka é ‘música’ em Tupi-Guarani e Mundi é ‘mundo’ em Latim. Música do Mundo! Este é o sentido do nome e da proposta deste quarteto brasileiro de música instrumental: explorar os vastos horizontes da música com uma perspectiva de brasilidade. Essa proposta se insere, ainda, no contexto de latinidade. Assim, nessa mistura estão a bossa, o samba, o baião, a rumba e o mambo, entre outros. Esta gama de elementos associada à concepção de improvisação do jazz resulta na particular sonoridade do grupo. Todos os seus integrantes são graduados em Música, sendo dois deles Mestres em Educação Musical pela Universidade de Brasília e professores da Escola de Música de Brasília.

Video: Mike Hamilton e Marakamundi – “Always There”:

Contato: Ticho Lavenère (61) 8290-3937
Marakamundi (2)
Serviço: Concertos Didáticos – Brasil, País de Todos os Ritmos!
Datas e locais:
Dia 10 de dezembro – Escola do Núcleo Rural Casa Grande (NR Casa Grande, Chácara 16 – MA 01 – Gama)
Dia 16 de dezembro – CED 11 (Área Especial – St. N Eqnn 24/26 – Ceilândia)
Dia 17 de dezembro – CED Condomínio Estância III (Mod 01 – R 01 – Cond – Mestre Darmas – Planaltina)
Evento gratuito
Duração: 2 horas
Informações: (61) 8348-6868, Ticho Lavenère ou (61) 8290-3937, Silvia Letícia