Artes Cênicas do DF ganham série editorial.

12 e 13 de dezembro.

Francis Wilker. Foto: Luis Gustavo Meneguetti.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, os artistas Francis Wilker e Glauber Coradesqui lançam em Planaltina, Ceilândia e Plano Piloto os dois primeiros volumes das Conexões da Cena, em três eventos gratuitos que contam com palestra, bate-papo e sessão de autógrafos. A iniciativa editorial Conexões da Cena tem por objetivo conectar pessoas e áreas do conhecimento que tenham na cena e na prática artística do Distrito Federal um lugar de pensamento. Desse modo, deseja estimular um elo ainda incipiente da cadeia produtiva das artes cênicas no DF que diz respeito à sistematização e difusão de conhecimento no campo do teatro contemporâneo, especialmente a produção intelectual desenvolvida por artistas, pesquisadores e críticos.

Nesta edição, o projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e parceria da editora paulista Horizonte. Para Ivone Oliveira, produtora executiva do projeto, “ao criar uma linha de pensamento, um recorte ao qual outras obras poderão ser associadas e publicadas, a marca Conexões da Cena reúne, organiza e propõe uma identidade às pesquisas em arte desenvolvidas no DF, consolidando uma plataforma que ajuda a dar maior visibilidade e capacidade de distribuição à essa produção de conhecimento na extensa geografia do Brasil”.

Os dois primeiros títulos da série tratam de temas relevantes à sociedade contemporânea, podendo interessar ao público leitor mais amplo e, também, a artistas, professores e gestores culturais. As obras são inéditas e derivam de pesquisas desenvolvidas durante o mestrado de seus autores no Instituto de Artes da UnB e na Escola de Comunicações e Artes da USP.

O livro “Experiência e Mediação de Espetáculos”, do pesquisador Glauber Coradesqui, lança um profundo olhar sobre o processo criativo do espectador e dos profissionais que se colocam como mediadores do espetáculo cênico. A discussão proposta pelo autor está situada no campo híbrido do teatro e da pedagogia, apresentando conceitos e práticas que buscam contribuir para que a relação entre espectador e espetáculo não seja pautada pelo abandono.

Já “Encenação no espaço urbano”, do diretor Francis Wilker, se debruça sobre os processos criativos do grupo brasiliense Teatro do Concreto para discutir as relações entre teatro e cidade, ampliando assim as reflexões contemporâneas voltadas à prática da encenação. Para o autor Francis Wilker, “as publicações tratam de assuntos com pouca referência no mercado editorial nacional. O desejo com a difusão desses livros é gerar encontro, diálogo e inspirar práticas artísticas, o ensino das artes e a análise crítica de produções no campo do teatro, da dança e da performance, valorizando principalmente as reflexões que nascem das experiências localizadas no DF”.

O autor Glauber Coradesqui destaca que a série Conexões da Cena é uma iniciativa que “valoriza a produção cultural, artística e intelectual de Brasília, apostando na sua vocação para a inovação e a diversidade. Queremos criar alternativas que ofereçam soluções inteligentes às nossas limitações geográficas e que dialoguem com outras práticas artísticas brasileiras. O projeto apresenta grande potencial de continuidade e criação de novas parcerias”.

Os designers brasilienses Gabriel Menezes, Felipe Cavalcante e Luã Leão assinam o elegante projeto gráfico das publicações, além da identidade visual da marca. Segundo Gabriel Menezes “Para nossa equipe foi um grande prazer desenvolver a identidade visual da coleção, o projeto gráfico, a diagramação dos livros e os materiais de divulgação. O conceito parte da ideia de conexão e nosso projeto prioriza a leitura do conteúdo e procura dialogar com os temas abordados pelos autores ao pensar as escolhas tipográficas e a experimentação gráfica com as cores e imagens. Tudo é planejado detalhadamente, por exemplo, o modo como o ícone da marca aparece na lombada dos livros propõe um jogo que, ao colocados juntos numa estante, dão a impressão de estarem conectados, interligados.”

A primeira tiragem é de mil exemplares para cada título. Como contrapartida aos recursos públicos investidos no projeto, os livros serão vendidos pelo preço máximo de R$ 20,00 nas livrarias e também no site da editora Horizonte. Além disso, 50 unidades de cada obra serão doadas ao FAC e outras 200 unidades serão distribuídos para escolas públicas do DF, centros culturais, pontos de cultura, editoras de grande incidência no mercado editorial nacional, universidades e escolas de teatro de todo o país.

Glauber Coradesqui. Divulgação.

Palestra, bate-papo e lançamento das publicações Conexões da Cena.
Entrada franca

Evento de lançamento em Planaltina
12 de dezembro (quarta) às 14 horas
Complexo Cultural de Planaltina – St. Adm. Via WL 2, Lot. 2 – Planaltina

Evento de lançamento em Ceilândia
13 de dezembro (quinta) às 10 horas
CEU das Artes – QNM 28 Bloco B Área Especial

Evento de lançamento no Plano Piloto
13 de dezembro (sexta) às 19:30
Instituto de Artes da Universidade de Brasília – Teatro Helena Barcelos – Depto de Artes Cênicas – UnB – Asa Norte