Mostra de filmes “Conhecendo Frida Kahlo” tem entrada franca.

5 e 6 de abril.

Fotos: Frida, natureza viva. Divulgação.
Fotos: Frida, natureza viva. Divulgação.

A mostra de filmes Conhecendo Frida Kahlo movimenta o Teatro da Caixa Cultural nos dias 5 e 6 de abril, com entrada franca. A programação é paralela à exposição Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México, que ocupa as galerias de 12 de abril a 12 de junho.

Conhecendo Frida Kahlo exibe um longa metragem que fala do processo criativo de Frida e um documentário de curta metragem que faz uma biografia completa da mexicana. Trata-se de uma realização da Caixa Cultural Brasília, Cineteca Nacional México e Embaixada do México no Brasil, a mostra Conhecendo Frida Kahlo apresenta os filmes Frida Kahlo. A fita que embrulha uma bomba (Frida Kahlo. La cinta que envuelve uma bomba. México, 1992), de Jesús Muñoz Delgado, às 18h30, e Frida, natureza viva (Frida, naturaleza viva. México, 1984), de Paul Leduc, às 20h.

frida3
O documentário de Muñoz Delgado apresenta, por meio de entrevistas, toda a biografia da mexicana, da infância à consagração, passando pela adolescência durante a ditadura de Porfírio Díaz e pelo acidente que mudou sua vida. Narrado por José Lavat e Andrea Ferrari, o curta conta com a participação de Martha Zamora – autora de Frida, o pincel da angústia, da historiadora de arte Hayden Herrera, do psiquiatra Amando Almazán, da historiadora e crítica de arte Teresa del Conde, da jornalista Ana Cecília Treviño “Bambi”, do pintor Arturo García Bustos, do historiador Oliver Debroise e da fotógrafa Cristina Kahlo.

O longa assinado por Leduc parte da agonia da pintora em seu leito de morte, revelando os últimos momentos de uma existência marcada pela dor e criando um mosaico emotivo que procura dar forma às muitas facetas da mulher que amou Diego Rivera, era politicamente engajada, lutadora social contra o imperialismo e sofria na vida e expressava suas dores com o pincel. Estrelado por Ofélia Medina, como Frida, Juan José Gurrola, como Diego Rivera, e Max Kerlow no papel de León Trotsky, o filme ganhou prêmios nos Festivais de Cinema de Berlim e Bogotá.

frida5
Serviço: Mostra de filmes Conhecendo Frida Kahlo
Local: Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dias: 5 e 6 de abril
Hora: terça e quarta-feira, sessões às 18h30 (Frida Kahlo. A fita que embrulha uma bomba – 50 minutos) e 20h (Frida, natureza viva – 108 minutos)
Classificação indicativa: Verifique classificação para cada filme
Entrada franca limitada à lotação do teatro
Informações: 3206-6456
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes) | Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais.