A Tropicália ganha espetáculo no CCBB.

Fotos: Renato Mangolin. Divulgação.
Fotos: Renato Mangolin. Divulgação.

O espetáculo Contra o Vento (um musicaos) tem temporada no CCBB de 6 a 30 de agosto. “O público do Distrito Federal vai embarcar numa viagem no tempo e relembrar um dos momentos mais criativos das artes e do pensamento do passado recente de nosso país, a Tropicália”, convida Felipe Vidal, diretor do espetáculo.

Ao longo das quase duas horas de musical, a Tropicália, ou o Movimento Tropicalista, será trazida ao palco, numa oportunidade de reviver os dias de efervescência cultural dos anos 1960.

O espetáculo tem como pano de fundo o Solar da Fossa, lendária pensão que funcionava num casarão do final do século 18, situado no bairro carioca de Botafogo, onde moraram nomes fundamentais das artes e do pensamento nos anos 1960, como Caetano Veloso, Gal Costa, Tim Maia, Paulo Leminski, Paulo Coelho, Aderbal Freire Filho, Capinan, Zé Kéti, Paulinho da Viola, Guarabyra, Naná Vasconcelos, Betty Faria, Tânia Scher, Paulo Diniz, Adelson Alves, Fernando Pamplona, Nelson Ângelo, Fábio, Rogério Duarte, Ronaldo Duarte, Ruy Castro, Clóvis Brigaggão, Moreira Franco, Cristovam Buarque, Sueli Costa.

A peça conta a história de um diário (fictício), que teria sido encontrado quando da demolição do Solar da Fossa. Este diário tem, presas à sua capa, somente as primeiras páginas, datadas de 1967, e as do final, de 1969, todo o conteúdo do meio estaria espalhado por entre páginas desordenadas, organizadas em três blocos. A plateia toma conhecimento disso por intermédio dos atores do espetáculo, que no início de cada apresentação mostram ao público este diário, repleto de relatos escritos, desenhos, fotos, poemas concretos e mensagens cifradas.
CONTRA O VENTO © Renato Mangolin 016
Serviço: Espetáculo “Contra o Vento (um musicaos)”
Local: Teatro I 
do CCBB (SCES Trecho 2, Lote 22)
Temporada: De 6 a 30 de agosto
Dias e horários: quinta e sexta, às 20h, e sábado e domingo, às 18h
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Gênero: musical
Duração: 145 minutos
Lotação: 327 pessoas
Classificação indicativa: 16 anos
Informações: 61 3108-7600
Os ingressos começam a ser vendidos dois domingos antes, às sessões da semana, e podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB de quarta a segunda, das 9h às 21h, pelo site www.ingressomais.com.br, ou pelo televendas 4003-2330, das 9h às 21h, de segunda a segunda.