Tarciso Viriato abre a mostra “Cor Selvagem” na Caixa hoje.

Divulgação.

A Galeria Vitrine recebe de 27 de julho a 22 de agosto de 2010, para a mostra “Cor Selvagem” de Tarciso Viriato. Será apresentado um conjunto de 12 telas, 20 desenhos e 10 cerâmicas, trabalhos inéditos produzidos para a Caixa Cultural. A abertura para imprensa e convidados será às 19h de segunda-feira (26).

“Cor Selvagem” apresenta ao público de Brasília um artista que trabalha com propostas diferenciadas pela originalidade que transitam no mesmo território pelo olhar fixo para a vibração da luz na pintura. Seus temas não são fixos, tudo pode ser um ponto de partida. As imagens do cotidiano ou signos do imaginário popular estão presentes em sua obra e traduzem um olhar universal para o mundo visível.

Seus bastões negros, que traçam perfis de cabeças humanas em telas, riscam também cruzes, que nos levam às linhas cruzadas da moderna e futurista Brasília, lugar que escolheu para viver. Em seus pequenos e grandes formatos, estas figuras, que surgem entre emaranhados grafismos de supostas formas abstratas, são formulações irônicas do seu pensamento urbano e fruto de um inesgotável vocabulário gráfico.

“Embalado pela musicalidade, temperatura e vibração de sua marcante pintura, Tarciso traz à tona revelações, ao expor a intimidade do seu trabalho com uma série de surpreendentes desenhos.

É de se esperar de um artista, que lida com um complexo menu de possibilidades, o exercício permanente da criatividade. A presença de desenhos nesta exposição é a novidade e a prova de que a sua obra não se encerra unicamente na pintura.(…) Participando de uma recente residência artística na Hungria, enquanto produzia pinturas dentro do seu projeto, Tarciso usou ironia, bom humor e despojamento para produzir alguns desenhos que abordam o poder e o erotismo.                     

Depois de muito tempo sem realizar individuais em Brasília, vejo com alegria a disposição e desprendimento do artista em trazer uma significativa e consistente amostragem de sua recente produção. Ele trabalhou em um único fôlego, num curto período, talvez para não perder o controle das frases do seu discurso. A partir do panorama desse conjunto de obras fica evidente o quanto seu universo inventivo se mostra latente, sempre com olhos abertos para o seu tempo.”

Glenio Lima, artista plástico, curador

Tarciso Viriato nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1950. Concluiu seus estudos em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará em 1973, mudando-se para Brasília em 1978, onde vive e trabalha até hoje. Em 1993 recebeu da República da Iugoslávia o Certificado de Reconhecimento pela participação na campanha humanitária “Artistas pelas Crianças Refugiadas”. No ano seguinte, conquistou o prêmio de viagem à Europa, correspondente ao 1º lugar, no projeto “90 Horas de Pintura Contemporânea”, realizado em Brasília. Em 1997 conquistou o primeiro lugar no 2º Salão de Artes Plásticas do Iate Clube de Brasília, prêmio de viagem a Miami (USA) e a primeira colocação no 1º Salão Nacional da Pintura Contemporânea Brasileira (São Paulo), prêmio de viagem à New York. Foi convidado pela Cruz Vermelha Internacional para participar do projeto “Artistas pela Humanidade”, tendo o seu trabalho reproduzido no calendário 2004 daquela entidade.
 
Por iniciativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. Em 2008 e 2009 participou, como artista convidado, da Colony of Artists, em Hajduboszormeny, Hungia, sendo agraciado com o “Award for Excellence” e o “Kaplar Miklos”, premiação máxima do evento. Nos últimos 25 anos tem exposto o seu trabalho em galerias no Brasil e no exterior.
 
Serviço: Exposição “Cor Selvagem” de Tarciso Viriato
Local: Caixa Cultural Brasília – Galeria Vitrine
Abertura para convidados e imprensa: 26 de julho, às 19h
Visitação: de 27 de julho a 22 de agosto de 2010
Horários de visitação: diariamente das 09h às 21h
Endereço: SBS Qd. 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448
Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça-feira a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 21h)
Classificação etária: livre
Entrada franca
Acesso para portadores de necessidades especiais