Cora Coralina ganha videodança com estreia no Teatro Mapati.

26 de setembro.


A Videodança Cora aborda a vida da escritora goiana Cora Coralina (1889 – 1985), conhecida pelo talento literário em verso e prosa. A estreia acontece em 26 de outubro, às 19 horas, no Teatro Mapati (707 Norte) com entrada franca. Na videodança, a coragem da mulher por trás das letras é revelada em movimentos de dança contemporânea em duas passagens da vida da escritora. Cora tinha apenas 21 anos quando saiu de casa em Vila Boa de Goiás (atual Cidade de Goiás) para viver um grande amor. Cora retornou à sua cidade natal aos 67 anos, na maturidade, quando finalmente pôde publicar seus textos constituídos de crônicas, poesias e literatura infanto-juvenil.

Os dois momentos da vida da escritora são executados pelas bailarinas Izabella Beatriz (juventude) e Angela Mognato (maturidade) que entrelaçam movimentos, unindo dois tempos da vida da escritora. Criada pela diretora coreógrafa Vann Porath, a coreografia se fundamenta na exploração consciente do corpo:

“Não interessa a esta criação narrativas feitas de memórias ou contar a história de Cora Coralina, o que nos move são as perguntas que Cora nos faz a cada ensaio, a cada encontro. Com seus textos ela nos provoca com seu singular olhar e nos permite gerar campos coreográficos feitos de terra, canela, doces, olhares, estradas, escolhas e pedras”, define a coreógrafa.

A equipe, munida de equipamentos cinematográficos, rumou para a Cidade de Goiás onde visitaram o Museu Casa de Cora Coralina (antiga casa da escritora) e lugares importantes da cidade como o Rio Vermelho e a Velha Casa da Ponte. Na ocasião, as dançarinas se colocaram em contato com o universo da autora, mergulhando nas águas dos rios da região e experimentando os doces recriados a partir de receitas de Cora.

Envolvidas nessa atmosfera, as artistas criaram os movimentos realizados para a câmera. “O desejo de conversar com a poetisa Cora Coralina move a construção da videodança. Estamos embebidas por suas plásticas palavras de movimentos vastos. Sua poesia, seus contos não estão separados do seu viver, ela buscava força na terra, fazia doces como um modo de se comunicar”, detalha Vann Porath.

A videodança produzida pela produtora Baleia Filmes é a realização de um projeto gestado há um ano pela bailarina Angela Mognato e teve a direção da realizadora audiovisual Márcia Regina e direção de fotografia de Gustavo Letruta. Os cenários escolhidos valorizam os elementos da natureza sempre presentes na literatura da escritora: água, pedras, flores e a terra vermelha do cerrado.

Serviço: Estreia da Videodança Cora
Data: 26 de outubro (quinta) às 19 horas
Local: Teatro Mapati (707 Norte, Bloco K, Casa 5)
Entrada franca.
videodancacora.com
Teaser