Corpoalma.

Casa de Cultura da América Latina convida para a abertura da exposição CORPOALMA, uma vídeoinstalação de Renato Barbieri e Regina Pessoa. O vernissage acontece nesta quinta (24 de março) às 19:30 na CAL (SCS, Qd 04 Ed. Anápolis). A visitação vai até o dia 24 de abril. A curadoria é de Nina do Valle a direção de fotografia cabe a Waldir de Pina.

A vídeo-instalação se propõe a discutir a racionalidade que separa sujeito e objeto: o eu e o mundo: corpo e alma e a natureza e a cultura, que acabam por transformar as paixões, as emoções, os sentidos, a imaginação e a memória em inimigos do pensamento.

Objetos expostos e imagens projetadas investigam o corpo e a alma de instrumentos musicais abandonados, oferecendo um meio de enriquecer as sensações do espectador na própria experiência em que são revelados.

Cineasta e artista plástica partiram de um piano e um violino, jogados em um porão, em estado de ruína, como se costuma encontrar nos espaços públicos, nas orquestras, escolas e espaços culturais, um tipo de atitude bem brasileira, mas não exclusiva da nossa cultura.

Com uma ambientação sóbria, na galeria subsolo da CAL, as pessoas poderão sentar e refletir, como em um templo, sobre vida e morte, arte e memória, contrastando essência e matéria.

Assim como os instrumentos foram encontrados em estado de abandono, na vídeo-instalação eles estarão também calados. A diferença é que, por meio de imagens de outros objetos-instrumentos similares, projetadas em dois vídeos, eles serão vivificados pela música composta pelo artista Luiz Olivieri.

Renato Barbieri, documentarista reconhecido e produtor de audiovisuais educativos, realiza ao lado de Regina Pessoa sua segunda vídeo-instalação. A primeira foi A Liga da Língua, de 2002, mas antes ele já tinha experiência com o formato vídeo-arte-documentário com os premiados Duvideo, Expiação, N’pele-vídeo e Rudimento. Em sua filmografia, de 39 títulos, destacam-se títulos premiados como Atlântico Negro, A Rota dos Orixás e Malagrida.

Regina Pessoa, formada em publicidade e com pós-graduação em marketing, trabalhou por muito tempo em grandes agências publicitárias, geralmente no departamento de artes. Em 2000, Regina retorna às artes plásticas, investindo em conhecimento e especialização a partir de cursos como no Instituto Spinelli, de Florença, Itália.

Corpoalma é a primeira exposição de arte contemporânea da Casa da América Latina em 2011.

Serviço: Corpoalma
Vídeo-instalação de Renato Barbieri e Regina Pessoa
Data: de 24 de março a 24 de abril

Local: Galeria da CAL (Setor Comercial Sul – Edifício Anápolis)
Visitação: De terça a sexta, das 10h às 20h e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h
Informações 3321 5811
Classificação Indicativa Livre
Entrada Franca.
Fonte: CAL.