O espetáculo “Corte Seco” propõe metalinguagem entre arte e vida.

Divulgação.

Renato Acha

O espetáculo Corte Seco, da Companhia Vértice de Teatro, tem temporada na Caixa Cultural neste fim de semana. Com direção de Christiane Jatahy, utiliza-se do título como metalinguagem para mostrar as bruscas interrupções que acontecem na vida, transportadas ao palco com a inversão da ordem de cenas, que são cortadas em pontos diferentes.

“A peça deixa todas as estruturas de dramaturgia aparentes. A plateia percebe como os atores constroem o espetáculo, ao vivo. Estou com eles no palco, junto com os operadores de som e de luz, que também recriam parte do trabalho a cada dia”, explica a diretora.

O processo de montagem foi iniciado em junho de 2009, e reuniu os atores Cristina Amadeo, Daniela Fortes, Eduardo Moscovis, Thereza Piffer, Felipe Abib, Ricardo Santos, Stella Rabello, Paulo Dantas, Branca Messina e Leonardo Netto. Histórias pessoais, processos judiciais, notícias de jornal e outras referências foram ingredientes transportados à trama pelo elenco, em um mosaico separado por uma tênue linha que transita entre o real e o ficcional.

A rua, os bastidores, o camarim e o entorno do teatro fazem parte da cena e são incorporados por meio de imagens captadas por câmeras de segurança, instaladas no entorno do teatro, exibidas ao vivo, em vários monitores de TV que integram o cenário.

“Corte Seco” tem ainda uma cena, que mudará semanalmente, de acordo com alguma notícia de jornal, escolhida pelo elenco por seu impacto ou pela relevância do tema. No palco, os atores vão recriar, comentar ou mesmo reinterpretar, a história da semana.

Divulgação.

Serviço: “Corte Seco”

Local: Caixa Cultural Brasília – Teatro (SBS Quadra 4, lote 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)

Data: 12 a 14 de agosto de 2011 (sexta-feira a domingo)

Horário: sexta-feira e sábado, às 20h, e domingo, às 19h (não será permitida a entrada após o início da sessão)

Telefone para Informações: (61) 3206-9448 – administração

Bilheteria: (61) 3206-6456 (aberta de terça-feira a domingo, das 12h às 21h)

Preço dos ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, professores, clientes e empregados CAIXA e doadores de um livro)

Classificação etária: não recomendado para menores de 18 anos.