Curso “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte” tem inscrições abertas

Divulgação.

Como parte da programação da XVII Semana da Europa, de 1º de setembro a 2 de outubro será realizada uma formação de 40h com a temática “Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”. O curso está aberto para inscrições  de professores de arte da educação básica de escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Distrito Federal e artistas locais que comprovadamente tenham iniciativas de formação voltadas a crianças e adolescentes.

Composta por cinco workshops de 20h (4h cada), um seminário internacional e produções individuais, a iniciativa é da EUNIC Brasília (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia), presidida este ano pela Embaixada da Itália, da Delegação da União Europeia no Brasil, em parceria com Aliança Francesa de Brasília, Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Embaixadas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Suécia, Centro Universitário IESB e apoio institucional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Serão disponibilizadas 40 vagas, preenchidas por processo seletivo. Para participar, é preciso que professores e artistas interessados enviem, no período de 21/07/21 a 05/08/21, documento de identificação (Identidade ou Carteira de Habilitação), ficha de inscrição, carta de motivação, currículo com atividades dos últimos 10 anos. Se for professor, enviar declaração da escola comprovando que leciona disciplina de arte naquela instituição e os níveis para os quais leciona e, se for artista, comprovar que dá aulas a crianças e adolescentes e para quais instituições, ateliês etc. O edital completo pode ser acessado no site www.semanadaeuropa.org/edital

O objetivo é formar multiplicadores em Alfabetização Midiática e Informacional no âmbito das artes, considerando o potencial mobilizador desta disciplina e preparar diretamente educadores e artistas e, indiretamente, famílias, crianças e adolescentes para saberem se relacionar de forma mais crítica (responsável) e criativa com as diversas mensagens que não só eles produzem como recebem diariamente nos diversos meios, no atual contexto de Infodemia.

O projeto possibilita ainda um novo olhar para as tecnologias digitais não apenas como ferramentas, mas como linguagem e estímulo à criatividade artística e autoral, valorizando o     diálogo multicultural, o desenvolvimento de produtos ecologicamente sustentáveis, a criticidade e o respeito ao direito à comunicação e aos direitos humanos.

Especialistas nacionais e internacionais fornecerão subsídios para que os formandos possam desenvolver trabalhos em suas salas de aula e ateliês levando em conta a dimensão da Alfabetização Midiática e Informacional e da Educomunicação.

“Educação Midiática e o Combate à Desinformação – O papel da Arte”
De 1º de setembro a 2 de outubro
Horário: 9h às 12h50
Onde: Online
Edital completo: www.semanadaeuropa.org.br/edital