Márcia Tiburi ministra o curso “Ética e Cultura contemporânea” em Brasília.

8 de junho.

Foto: Simone Marinho.

O curso Ética e Cultura contemporânea chega a Aliança Francesa no dia 8 de junho (sexta) com a filósofa e apresentadora Márcia Tiburi. O programa do curso é composto pelos seguintes temas: Ética e vida cotidiana, A diferença entre ética e moral, Cotidiano virtual e vida digital, Dilemas éticos fundamentais, Diversidade e Singularidade, O que é “contemporâneo”? Tendências da cultura contemporânea: comunicação, modismos morais, estéticos e políticos, felicidades, Formação da subjetividade, e Feminismo e cultura.

A chamada “perda de referenciais” tornou-se uma questão comum a todos. Ela vem acompanhada da sensação de estarmos perdidos, de formas de entristecimento e depressão, do triunfo da opinião sobre o pensamento analítico, do culto à desatenção e também da desvalorização de aspectos fundamentais da experiência humana centrais em outras épocas. O que mudou em nossas vidas? Como relacionar-se com as mudanças? Em que sentido a nossa linguagem pode nos levar a experimentar o mundo tal como ele se apresenta a nós hoje? Nesse contexto, como as perguntas “como nos tornamos quem somos?”, “o que estamos fazendo uns com os outros?” e “como viver junto?”, podem nos orientar na construção de uma vida mais feliz?

O curso abordará aspectos fundamentais da cultura contemporânea indo além da exposição teórica, avançando na direção de uma reflexão que permita aos participantes uma compreensão sobre seu tempo e a experiência da singularidade de cada um. Trata-se de uma experiência filosófica em que os participantes são levados a trabalhar com conceitos capazes de melhorar e impulsionar um outro desejo de subjetivação.

Marcia Tiburi é graduada em Filosofia e Artes e mestre doutora em Filosofia. Tem diversos livros publicados na área, entre eles Filosofia em comum (Record, 2008) e Olho de vidro – a televisão e o estado de exceção da imagem (Record, 2011). Autora de Magnólia (Bertrand, 2005), Era meu esse rosto (Record, 2012), finalistas dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom, Como Conversar com um fascista, Ridículo Político entre outros. É colunista da revista Cult e professora de filosofia. Marcia foi finalista do Prêmio Jabuti em 2006, com um romance: “Magnólia, o primeiro da série Trilogia Íntima”. No seu mais recente livro, Feminismo em Comum: Para Todas, Todes e Todos. A filósofa defende a ideia de que o movimento feminista é, na verdade, o mais radical dos movimentos contra o patriarcado por ser o mais inclusivo.

Programa:

·Ética e vida cotidiana;
·A diferença entre ética e moral;
·Cotidiano virtual e vida digital;
·Dilemas éticos fundamentais;
·Diversidade e Singularidade;
·O que é “contemporâneo”?
·Tendências da cultura contemporânea: comunicação, modismos morais, estéticos e políticos, felicidades;
·Formação da subjetividade;
·Feminismo e cultura.

Foto: Joyce S Vidal.

Serviço: Marcia Tiburi – Curso Ética e Cultura Contemporânea
Data: 8 de junho (sexta) de 09:00 às 17:00
Carga horária: 08 horas
Local: Aliança Francesa de Brasília (SEPS 708/907 – Lote A – Asa Sul)
Inscrições
Informações (61) 99550-2192.