O Festival Curta Brasília ocupa o Cine Brasília com programação gratuita.

De 15 a 18 de dezembro.

A casa no envelope. Divulgação.
A casa no envelope. Divulgação.

O Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem chega ao Cine Brasília de 15 a 18 de dezembro. A programação conta com filmes, atividades de formação e debates. São 134 curtas brasileiros e estrangeiros. Um dos destaques da edição 2016 é o Espaço CVRTA, um ambiente exclusivo para a principal novidade no mundo do audiovisual e do entretenimento, o cinema imersivo ou de realidade virtual.

Outra novidade é que Curta Brasília se torna o primeiro festival de cinema no Brasil com um espaço dedicado a curtas em 360°, trazendo profissionais da área – brasileiros e holandeses – e seus filmes para participar do evento.

O Curta Brasília tem duas mostras competitivas, uma com 15 videoclipes e outra com 31 curtas-metragens brasileiros. A maioria dos filmes terá representante de suas equipes no festival. Dentre os curtas em competição, 26 são inéditos na cidade, alguns deles com exibidos e premiados em outros eventos cinematográficos, como Gramado e Cannes. As produções em competição foram escolhidas entre 850 inscritos, de 25 estados e do Distrito Federal. Os vencedores serão escolhidos por júri oficial e pelo voto popular e concorrem a mais de R$ 20 mil em prêmios. Parceira do festival desde 2013, a Embaixada da França escolherá, por meio de comissão – formada por Bernard Payen, da Cinemateca de Paris, e Raphaël Ceriez, adido audiovisual da embaixada –, um filme da mostra competitiva para receber o prêmio Cine França Brasil, um intercâmbio para representante do filme premiado em festival francês em 2017.

Kiki.
Kiki.

A presença feminina é marcante nesta edição do festival, com mais de 15 produções, entre curtas e videoclipes, realizadas por mulheres. Além disso, a cineasta Anna Muylaert, um dos principais nomes do cinema brasileiro da atualidade, é a homenageada da edição.

Este ano, a programação internacional foi ampliada. Além das mostras Espanha em Curtas (parceria com o Notodofilmfest), Prêmio Alemão de Curtas (o mais relevante para o curta na Alemanha) e À Francesa (com uma seleção de curtas do consagrado Festival d’Animation d’Annecy), teremos a estreia da Mostra Holanda em Curtas. A tradicional Mostra Provocações retorna ao seu conceito original, escancarando assuntos tabus, nos quais sexualidade, política e religião são discutidas. Completam a programação a mostra infantil Calanguinho e a Surdocine, com produções que abordam a cultura surda, contando com filmes em Libras e diretores surdos compartilhando suas vivências na grande tela.

Os debates Café com ressaca, Uma cerveja antes do almoço, Música na tela e Conexões Brasil-Europa convidam público e profissionais do cinema para debater assuntos da cadeia produtiva do audiovisual. A Mostra IESB será uma janela para a produção universitária.

Road trip.
Road trip.

Durante o período de ocupação, o Cine Brasília, a mais nobre sala de projeção da capital federal, ganha a cara do Curta Brasília, com cenografia especial e área de alimentação com food trucks e Mercado Pop Up, uma parceria com o Limonada Project, com exposição e venda de roupas, acessórios e objetos produzidos por artistas e designers brasilienses. Em 18 de dezembro, o festival abriga mais uma edição da Feira de Discos de Brasília, com novidades e raridades em vinil.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Curta Brasília ampliou seu alcance com dois projetos itinerantes. O Cinesolar é um cinema sobre rodas abastecido pela energia do Sol e contou com sessões em duas regiões administrativas do Distrito Federal. Atividade que antecipou o festival, entre 21 de novembro e 4 de dezembro, o Gira Curta forneceu uma programação com 25 curtas (distribuídos em oito programas) para mais de 30 sessões em cineclubes e centros culturais do DF. Também antes do festival, em 7, 8 e 9 de dezembro, foi realizada a oficina gratuita Cinema de bolso, sobre produção de filmes com celulares e tablets.

Chega. Mart´nalia.
Chega. Mart´nalia.

Programação – Cine Brasília:

15/12 (quinta-feira)

19h: Abertura
20h: Mostra competitiva – Programa 1
22h: Mostra competitiva – Programa 2

16/12 (sexta-feira)

10h: Mostra Surdocine
15h: Mostra À Francesa
16h20: Cinema imersivo e novos caminhos (debate)
17h: Mostra Espanha em Curtas
19h: Mostra competitiva – Programa 3
21h: Mostra competitiva – Programa 4

17/12 (sábado)
10h: Mostra IESB
10h30: Café com ressaca (debate)
15h: Mostra Anna Muylaert
15h: Música na tela (debate)
16h20: Engajamento da realidade virtual (debate) e lançamento da revista Mundo 360°
17h: Mostra competitiva de videoclipes – Decibéis
19h: Mostra competitiva – Programa 5
21h: Mostra competitiva – Programa 6

18/12 (domingo)

10h30: Mostra infantil Calanguinho
11h: Uma cerveja antes do almoço (debate)
15h: Mostra Prêmio Alemão de Curtas
16h20: Conexões Brasil-Europa (debate)
17h: Mostra Holanda em curtas
19h: Mostra Provocações

Debates:

Surdocine

Sexta (16 de dezembro)
11h – Um debate em libras e português, para surdos e ouvintes, sobre os filmes exibidos na mostra Surdocine.

Espaço CVRTA

Sexta (16 de dezembro)
16h20 – Cinema imersivo e novos caminhos – O curta-metragem e a realidade virtual. Com Benjamin de Wit (VR Days), Ana Arruda (Curta Brasília) e Rodrigo Terra (EraTransmídia). Aberto ao público.

Sábado (17 de dezembro)
10h30 – Café Com Ressaca: Cinema em gênero, número e grau. Com Maeve Jinkings, Anna Muylaert, Vera Egito, Yasmin Thayna e Ana Arruda (mediação). O debate, aberto ao público, contará também com a participação das realizadoras participantes do 5º Curta Brasília. Em pauta: mulher, política e sétima arte.

Sábado (17 de dezembro)
15h – Música na Tela: quais são as possibilidades de um videoclipe no Brasil nos dias de hoje? Ainda vale a pena produzir um clipe? E onde exibi-lo? Que resultados esperar? Um debate aberto ao público com a diretora Dandara Ferreira, os produtores Rodrigo Barata (Criolina), Fernando Rosa (Senhor F), Paulo André (Abril pro Rock) e o jornalista Pedro Brandt (mediação).

ESPAÇO CVRTA

Sábado (17 de dezembro)
16h20 – Engajamento da realidade virtual (debate) e lançamento da revista Mundo 360°. Com Dimas Dion (Mundo 360°) e Rodrigo Terra (EraTransmídia).

Domingo (18 de dezembro)
11h – Uma cerveja antes do almoço

Primeiramente: o que vem por aí no cinema brasileiro?

Oportunidade para público e participantes do 5º Curta Brasília se conhecerem e trocarem ideias e experiências. Todos convidados para discutir assuntos relacionados a produção, divulgação e exibição de curtas-metragens no contexto político e social vivido pelo Brasil atualmente. Para deixar a atividade ainda mais descontraída, o debate será realizado em clima de bar, pois, como cantava Chico Science, “uma cerveja antes do almoço é muito bom para ficar pensando melhor”. Mediação: Tetê Mattos.

ESPAÇO CVRTA

Domingo (18 de dezembro)
16h20 – Conexões Brasil-Europa: com a participação de Benjamin de Wit e Doede Holtkamp (VR Europe – Holanda), Bernard Payen (Cinemateca de Paris), Ceriez Raphaël (Adido Cultural da Embaixada da França), Yara Castanheira (idealizadora do Kursfilmpreiss KinoTournee – Brasil), Fred Burle (realizador brasileiro residente em Berlin), María Pérez Sanz (cineasta espanhola – filme integrante do Notodofilmfest), o encontro se propõem a apresentar as possibilidades para profissionais do audiovisual e produções brasileiras em países como Holanda, Alemanha, França e Espanha.

Cartas de mulher.
Cartas de mulher.

Serviço: 5º Curta Brasília
Data: De 15 a 18 de dezembro
Local: Cine Brasília (EQS 106/107)
Entrada franca.
www.curtabrasilia.com.br